Título da redação:

Dilemas de ser um mestre.

Tema de redação: Os desafios dos professores brasileiros na contemporaneidade

Redação enviada em 06/05/2017

Não raro, toma-se conhecimento, por meio de revista, jornal, televisão ou qualquer outro meio de comunicação, os efeitos da globalização na vida acadêmica de crianças e adolescentes. Levando em conta a vida escolar de uma geração mais antiga, a escola tornou-se melhor e talvez os alunos tenham piorado. Mas qual a relação "escolaXmodernidadeXprofessor"? Ao contrário do que muitos pensam, a tecnologia é sim uma aliada dos professores e ao mesmo tempo uma vilã. Uma aliada por tornar as coisas mais rápidas e funcionais, uma vilã por se fazer um desafio. Muito se fala em aliar as duas como recurso didático, mas, como unir algo sério a uma "terra de ninguém"? Um lugar que vai do amor ao ódio e desprezo em milésimos de segundos. Professores cada vez mais sendo desafiados a criar aulas motivadoras e dinâmicas que incentivem os alunos a largar o mundo digital por algumas horas. Inclusive, apostilas como a de Filosofia, se adaptando a essa nova geração de conectados, vêm propondo debates, geralmente com temas de cunho socioeconômico ou político, para incentivar a argumentação e como atividade dinâmica que agrade os alunos e não deixe as aulas caírem na monotonia. Ao que parece, esse caminho de incentivo vem dando resultado, mas ainda falta muito para agradar gregos e troianos nessa luta contra os desafios de ser professor. Esse é um bom começo e investir nele seria um grande avanço. Em suma, precisa-se de tempo, vontade e dedicação de todo o corpo docente para desenvolver uma boa ideia que funcione, um tanto quanto desafiador e difícil. A bem da verdade é que, ser professor é beirar ser um Dom Quixote, por amor às causas (quase) perdidas.