Título da redação:

Desafio Dos Professores (Ignorem)

Tema de redação: Os desafios dos professores brasileiros na contemporaneidade

Redação enviada em 09/05/2017

No Realismo brasileiro, o célebre Machado de Assis demonstrava um aguçado senso crítico sobre a postura da sociedade na época.Hoje uma reflexão também se faz necessária.nesse contexto, insere-se o problema da educação no ambiente escolar, que decorre da falta de respeito para com os professores do desinteresse de estudar. Essa questão afeta toda a comunidade. A priori, salientam-se as causas que culminam em tal problemática. De acordo com isso, nota-se que os jovens e crianças tem sofrido diversas transformações de geração a geração. Atualmente, com a inserção de um mundo globalizado isso se torna mais notório que o ensino mudou bastante, até mesmo as informações são mais rápidas, influenciando os alunos . Desse modo, pode-se perceber que os estudantes estão ficando mais desatentos, não sendo suficiente o professor só explicar a matéria e os alunos prestarem atenção. Eles querem respostas prontas para não perderam muito tempo e estão sempre conversando, atrapalhando os demais alunos e não escutando o professor. Além disso eles são bem questionadores em relação a normas da escola, o que acaba, muitas vezes, não respeitando as regras da escola. Em segunda análise, destacam-se os efeitos originados da interação dos estudantes e professores. Sobretudo deve-se saber que os alunos não estão obedecendo ninguém, assim a falta de respeito e agressões são notórias. Isso, se não ser resolvido, pode tornar o aluno cada vez mais violento e não acreditar nas ameaças da escola, sendo que, ao não gostar de algo, o aluno poderá optar por bater no seu colega ou professor, desrespeitando-o. Por conseguinte, pode-se dizer que se revive o mal do século, mesmo na era da ciência e informação . Fica evidente, portanto, que os professores são os que mais sofrem com essa geração. Essa situação pode ser atenuada por intermédio do trabalho conjunto entre faculdade e empresas privadas, por meio do qual estudantes de psicologia e filosofia dariam orientações para os professores lidar com os alunos, o que faria despertar o interesse dos alunos em aprender. Além disso, esses universitários poderiam promover debates entre alunos e professores, fazendo com que as aulas sejam mais produtivas e que o tutor também pedisse aos estudantes ideias construtivas para melhorar a didática dele. Assim, o convívio entre alunos e professores será bem mais harmoniosa e respeitosa, ajudando um ao outro, além de colaborando também com a escola.