Título da redação:

Amor pelo saber

Tema de redação: Os desafios dos professores brasileiros na contemporaneidade

Redação enviada em 13/05/2017

O uso das palavras foi altamente difundido pelos filósofos da antiguidade grega. Nesse contexto, surgiram os sofistas que vendiam os seus ensinamentos, por outro lado, Sócrates os criticavam afirmando que eles não tinham amor pela sabedoria. Ora, tais representações perpetuaram em múltiplas faces da educação contemporânea. Sob essa ótica, é coerente mencionar que a Terceira Revolução Industrial, divulgou novas formas de ensinamentos, visto que, propagou o mundo digital. Com isso, as aulas foram modificadas extinguindo o modo tradicional, ou seja, substituindo os cadernos, as canetas, os livros e, principalmente à arte do decoreba, pelo uso de leptopes ou celulares em alguns casos, internet, data show e o entendimento através da interdisciplinaridade fazendo com que as aulas percam o monótono e despertem nos educandos novas visões de mundo. De imediato, é notório que extensa parcela das escolas não desfrutam de tais incisos em decorrência de um Estado com alicerces desestruturados. É oportuno reconhecer, no entanto, que as escolas são assoladas diariamente pela violência. Partindo dessa reflexão, é vislumbrável identificar que em tempos remotos os professores usufruíam de castigos específicos para os aprendizes como uso da palmatória, todavia, os tempos evoluíram e tal ato é considerado crime, porém, os educandos passaram a vê o educador como um cidadão frágil agredindo o verbalmente, fisicamente ou psicologicamente. Logo, é visível que as façanhas do passado são respondidas no presente. Por sua vez, é perceptível que os desafios enfrentados necessitam de medidas profiláticas. Dentre elas, cursos de capacitações para aprimorar o desenrolar crítico, social e tecnológico do mestre melhorando sua conduta em diversos níveis, quanto os alunos agressores devem serem transferidos de unidade passando a ter acompanhamentos psíquicos. Educação é essencial. Desafiar, portanto, significa receio diante de uma obrigação. Nessa tônica, além das medidas citadas, é oportuno realçar que sem a participação do Estado, tais ações não logram êxito, por sua vez, ele deve investir em pesquisas que expandam os aparatos pedagógicos, repercutindo em todas as esferas sociais. Dessa forma, os preceitos terão sucesso, pois, são transmitidos com dedicação, retomando a afirmação de Sócrates.