Título da redação:

A escola real

Tema de redação: Os desafios dos professores brasileiros na contemporaneidade

Redação enviada em 06/06/2017

O universo escolar contemporâneo enfrenta enormes desafios como a violência, a competição dos professores com a tecnologia e salas de aula lotadas. Nesse sentido, o educador pernambucano Paulo Freire traz um conceito de transformação da educação através da consciência da condição histórica da realidade e universo do aluno. Sendo assim, à análise do ambiente escolar e suas vertentes precisam ser discutidas. A educação brasileira foi construída com base em moldes franceses, o ensino era unilateral onde o aluno era um ser passivo que só recebia o conteúdo sem participação ativa como ser pensante e agregador. Desde então, pouca coisa mudou de lá para cá e assim a escola desenvolveu-se cada vez menos atrativa, com ensino mecanizado e muitas vezes descontextualizado da realidade. Tais fatos justificam o desinteresse e o grande índice de evasão escolar nos dias atuais. Outro ponto a ser considerado é o ambiente estrutural arcaico, com salas lotadas, fechadas e sem tecnologia. É necessário desconstruir esse modelo, colocar o aluno como agente e não expectador. O professor pode contextualizar as aulas com a realidade do aluno e utilizar ferramentas tecnológicas para seu auxílio. Um exemplo simples poderia ser feito no ato da chamada oral, onde o professor solicita que cada aluno ao responder a chamada diga uma particularidade de sua vida, como um hobby. Dessa forma o professor criaria um vínculo afetivo com cada aluno e ainda construiria um novo conceito de aula utilizando as informações para tentar aproximar-se da realidade. A tecnologia agregaria como forma de ilustrar e ensinar conteúdos mais complexos como geometria, ao utilizar recursos tecnológicos tridimensionais ao invés do quadro negro bidimensional de difícil compreensão das formas. Diante dos desafios e dificuldades analisadas é preciso que o Governo Federal invista em tecnologia e disponibilize-as de forma universal. Concomitante a isso, crie programas de capacitação dos professores desenvolvendo habilidades de educar a partir da realidade do aluno. Só assim será possível iniciar um processo de transformação através do conhecimento profundo deste universo. E como diria Paulo Freire: “Ninguém luta contra forças que não entende, ninguém transforma o que não conhece.”