Título da redação:

A educação de então

Tema de redação: Os desafios dos professores brasileiros na contemporaneidade

Redação enviada em 14/05/2017

Já não é recente o sucateamento do ensino público, principalmente do regular, no Brasil. Essa problemática está intrinsecamente relacionada às baixas colocações que o país vem ocupando em rankings internacionais, que avaliam a educação mundial. Porém, o efeito mais desastroso do abandono da educação no Brasil é percebido na sociedade. A situação é complicada, mas há solução. Há décadas que a maioria esmagadora da população avalia o ensino público como sendo de baixa qualidade. Falta de estrutura nas escolas, conteúdos ensinados com uma abordagem distante da realidade dos jovens e professores mal preparados corroboram para o cenário torpe, que impera na rede pública de ensino. Além disso, esses pontos incidem frequentemente nas reclamações dos estudantes. Eles reclamam, entretanto, não estão isentos da responsabilidade pelo fracasso do ensino público. Até professores motivados e com didática envolvente são silenciados pelas zombarias e algazarras de uma sala de aula com mais de trinta alunos. Falta recursos a serem destinados à educação, falta preocupação social e falta, sobretudo, união da nação brasileira para cobrar e fiscalizar a educação do nosso país. Contudo, não é de muito proveito dizer o que falta, mas sim o que há de haver. Está explícito que se trata de um problema social, para solucioná-lo, atitudes devem partir da sociedade como um todo, mas principalmente de professores e alunos. Ambos devem cobrar o governo por mais recursos para educação. Deve haver mais acompanhamento dos pais na formação de seus filhos, mais treinamentos a fim de preparar melhor os professores para a vivência em sala de aula. A implementação de um projeto pedagógico a nível nacional, com participação popular, bem pensado e estruturado de acordo com as necessidades regionais e nacionais é um bom começo. Atrelar tecnologia à educação pode chamar a atenção dos jovens, estes, dispondo de um diálogo aberto com suas famílias, podem despertar o interesse da comunidade. Quando a sociedade perceber que tem que existir um brilho no olhar do professor ao ensinar e um deleite na face do aluno ao aprender, tudo isso dentro de um sistema de ensino sólido e digno, teremos uma nação brilhante.