Título da Redação: A tecnologia como barreira familiar

Proposta: Os desafios do relacionamento familiar no contexto das novas tecnologias

Redação enviada há quase 2 anos por Ane Castro


A Revolução Industrial, ocorrida no século XVIII, modificou as interações econômicas vigentes, assim como as relações socioculturais, já que as tecnologias trouxeram a possibilidade de aproximar pessoas distantes. Contudo, essa mesma tecnologia é hoje o principal motivo de distanciamento no meio familiar, fato que se observa na modificação dos hábitos em convivência e no isolamento dos jovens e adolescentes.
A partir do século das luzes, as tecnologias tornaram-se, progressivamente, parte do cotidiano familiar. Nesse sentido, novos costumes foram incorporados, como o uso excessivo do celular e a utilização indiscriminada de aparelhos televisivos, hábitos estes que formaram barreiras ao longo do tempo entre pais, filhos e irmãos. Dessa forma, vale ressaltar o pensamento do filósofo francês Jean Jacques Rousseau, o qual afirmou que o Homem nasce livre, mas por toda parte encontra-se acorrentado. Portanto, ao se tornarem escravos das tecnologias, as famílias deixaram de dialogar, de realizar refeições conjuntas e práticas recreativas, motivos pelos quais, infelizmente, existem crescentes perdas de vínculos e diminuição de afinidades entre membros de uma mesma família.
Somado a isso, a interatividade virtual por meio de aplicativos e redes sociais gera cotidianamente a dispersão e isolamento dos jovens dentro de casa. Nesse viés, uma vez que 3,4 bilhões de pessoas -metade da população mundial- utilizam diariamente a internet, segundo a revista "El País", passou a ser comum a manipulação de instrumentos modernos para a comunicação. Entretanto, jovens e adolescentes optaram por se isolar no mundo virtual, de forma preocupante, ao modo que começaram a se expressar menos no convivio familiar, perdendo laços afetivos e transformando-se em estranhos para os seus cosanguíneos.
Destarte, é necessário mobilizar agentes que participarão diretamente na solução desse impasse. Nesse ínterim, a atuação de assistentes sociais disponibilizados pelo Governo Federal, é de importante influência para melhorar a integração entre os familiares. Desse modo, esses profissionais devem prestar assistência nas residências, a fim de estabelecer o diálogo nesse lar. Além disso, devem elaborar projetos recreativos, sem o uso de aparelhos modernos, em centros comunitários, a exemplo de exercícios em equipe e jogos lúdicos com diversos grupos de famílias, de maneira a promover laços e confianças perdidos. Nessa conjuntura, o Homem romperá as "correntes" da tecnologia e, assim, sua dinâmica de convivência e aproximação parental serão resgatados.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018