Título da redação:

Relutância ideológica

Tema de redação: Os desafios do ensino a distância no Brasil

Redação enviada em 01/09/2016

Ao longo do tempo, por meio das Revoluções Industriais e dos aprimoramentos técnicos e científicos, a escola sofreu diversas modificações. Nesse sentido, novos métodos de ensino surgiram e novas ferramentas de informação foram incorporadas à base educacional, a exemplo do ensino à distância. Tal panorama, no entanto, apesar de promissor, enfrenta diversos obstáculos quanto à sua implementação, como a resistência dos alunos e dos educadores, tornando árdua a tarefa de modernizar e dinamizar o ensino escolar. A priori, a relutância com a imersão total da educação nos meios tecnológicos é fator preponderante para a falha no projeto do ensino à distância. Isso ocorre porque o temor de abandonar o sistema educacional tradicional, baseado no aprendizado mais técnico e aprofundado, interfere na resistência à adesão dos novos meios. Em um panorama como esse, a dificuldade de adaptação ao meio tecnológico leva a um aumento do índice de evasão dos alunos, além de provocar uma desconstrução da figura e presença física do professor na sala de aula, o que, por conseguinte, acaba por desvalorizar o mesmo. Em contrapartida, o projeto é de fato uma alternativa promissora e viável, em razão de seus efeitos e alcances. Sob essa perspectiva, a inovação do ensino de modo virtual ganha destaque ao permitir o acesso amplo e de forma mais econômica à população em geral, em virtude da sua facilidade. Com isso, percebe-se uma dinamização do aprendizado e um melhor aproveitamento do tempo cotidiano, por conta da possibilidade de evitar tráfegos intensos físicos e diários. Assim, a praticidade e rapidez ganham destaque e o projeto, notoriedade. Pode-se, afirmar, portanto, que o projeto do ensino virtual à distância esbarra em obstáculos que prejudicam o sucesso de seu funcionamento. É necessário, nesse sentido, ações por parte do governo, como o oferecimento de cursos técnicos, que visem a uma preparação e adaptação dos profissionais de educação quanto ao ensino por meios tecnológico. É importante, também, a inserção gradativa de ferramentas virtuais nas escolas, a fim de promover uma aproximação técnica entre o estudo e o aluno. Assim, por meio do compromisso das escolas e do Estado com os meios atuais, a proposta do ensino à distância pode, enfim, sair do papel.