Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Os desafios do ensino a distância no Brasil

Redação enviada em 10/10/2018

EM 1904, UM ANÚNCIO DO CURSO DE DATILOGRAFIA NO JORNAL DO BRASIL MARCOU O INICIO DE UMA MODALIDADE QUE REPRESENTA DEMASIADA IMPORTÂNCIA PARA O ÂMBITO DA APRENDIZAGEM DE SUBSTANCIAL PARCELA DOS BRASILEIROS: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD). NESSE SENTIDO, A RELEVÂNCIA DO EAD, EM CONTRASTE COM O DECLÍNIO RELACIONADO AO ENGAJAMENTO ESTUDANTIL, PERMEIA UM CONTEXTO DESAFIADOR PARA ESSE ENSINO. PRIMORDIALMENTE, ESSA VARIANTE DE ESTUDO É RELEVANTE PARA A PERSPECTIVA BRASILEIRA. NESSE ENLACE, EM CONFORMIDADE COM O CONCEITO DE “EDUCAÇÃO PARA COMPLEXIDADE” PROPOSTO PELO SOCIÓLOGO EDGAR MORIN, OS PROCESSOS EDUCATIVOS SÃO EFICAZMENTE CONCEBIDOS COM A FORMA "TRANSDISCIPLINAR" , UTILIZANDO DIVERSOS TIPOS DE MECANISMOS E ÁREAS. DESSE MODO, O SISTEMA EAD CONFIGURA-SE COMO UMA FERRAMENTA PERTINENTE NO TOCANTE AO APRIMORAMENTO COGNITIVO DE MANEIRA ACESSÍVEL, POIS PERMITE A TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS DE MANEIRA DINÂMICA E EFICIENTE POR INTERMÉDIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS, ABRANGENDO CONFIGURAÇÕES ACADÊMICAS, PREPARAÇÃO PARA VESTIBULARES E TUTORIAS ONLINE.LOGO, O AVANÇO DA APRENDIZAGEM NA INTERNET IMPENDE NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO BRASIL. A POSTERIORI, HÁ INTEMPÉRIES FINANCEIRAS ENVOLVIDAS NESSA CONJUNTURA. SOB ESSA VISÃO, KARL MARX RELATOU QUE O “MATERIALISMO DIALÉTICO” MODIFICA AS DISPOSIÇÕES SOCIAIS, ISTO É, O FATOR ECONÔMICO EXERCE PODER SOBRE OS DEMAIS QUE, NESSE CASO, SÃO EDUCATIVOS.DESSA INFERÊNCIA ,AS “INDÚSTRIAS DE DIPLOMA”, PLATAFORMAS DE ESTUDO DO MEIO VIRTUAL QUE LANÇAM CURSOS COM O INTUITO DE LUCRAR, SÃO NOTÁVEIS E ESBARRAM NA PROGRESSÃO DO EAD, PORQUANTO NEGLIGENCIAM A FALTA DE INTERAÇÃO COM O ALUNO, A PROFUNDIDADE E QUALIDADE DOS MATERIAIS DE ESTUDO, RESULTANDO, NÃO RARAMENTE, NO DESVÍNCULO DO ESTUDANTE COM O SITE DISCENTE .ENTÃO, ENQUANTO AS FÁBRICAS DE DIPLOMAS EXISTIREM, O REALIDADE ESTUDANTIL A DISTÂNCIA BRASILEIRA ESTARÁ SUBMETIDA À PRERROGATIVA DISPOSTA POR MARX. É IMPRETERÍVEL, PORTANTO, QUE O DESAFIO RELACIONADO AO EAD SEJA DESCONSTRUÍDO. ASSIM , A ASSOCIAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA, EM PARCERIA COM AS FACULDADES DE GRADUAÇÃO E CURSOS ONLINE, DEVE EXIGIR O APRIMORAMENTO DE SITES NEGLIGENCIADORES DA APRENDIZAGEM, POR MEIO DO ORDENAMENTO DA ANEXAÇÃO DE PROFISSIONAIS PRIVILEGIADORES DA QUALIDADE DE INFORMAÇÃO, QUE TRABALHEM NA FORMULAÇÃO DE MATERIAIS CONSISTENTES E INTERAJAM COM OS ALUNOS PERIODICAMENTE COM TRATAMENTO INDIVIDUAL E MONITORIAS, FORMULANDO, JUNTO AO ALUNO, O CRONOGRAMA ESTUDANTIL E CESSANDO AS DÚVIDAS DELE. ALIÁS, ESSA PARCERIA TERÁ O OBJETIVO DE POSICIONAR A EDUCAÇÃO EM UM PATAMAR MAIS ELEVADO DO QUE OS OUTROS FATORES, COMO O MONETÁRIO. DESSARTE, O PROBLEMA QUE IMPEDE O AVANÇO DO EAD SERÁ EXTINTO.