Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Os desafios do ensino a distância no Brasil

Redação enviada em 01/09/2017

A forma tradicional de ensino, na qual o aluno frequenta presencialmente uma instituição e naquele ambiente adquire conhecimento e é avaliado, está mudando. A tecnologia permitiu a formação de um modelo de educação a distância e as antigas fronteiras territoriais da educação tradicional são gradativamente transpostas. Contudo, a educação a distância encontra obstáculos, como dificuldade de antigos profissionais em aceitar à plataforma devido a dúvida quanto a qualidade do ensino virtual e a falta de acesso de boa parte da população aos meios digitais. Relativo à resistência devido à dúvida quanto a qualidade, o ensino a distancia é avaliado pelo Ministério da Educação assim como o ensino presencial também. Sendo assim, o ensino a distância não deve carregar esse estigma de desqualificado, pois preza pela qualidade de suas instituições de ensino e se não prezarem o MEC desabilita as instituições mal avaliadas impedindo-as de prestar o serviço. Logo, é necessária por parte de muitos profissionais da educação a revisão de seus conceitos referentes à educação virtual, já que com a evolução tecnológica a educação a distância está ligada com a democratização do ensino. O outro ponto a ser analisado é a falta de acesso aos meios digitais. Segundo dados do IBGE, a internet está presente em um pouco mais de 50% dos lares brasileiros, o que significa que uma grande parcela da população ainda não tem condições de aderir a plataforma de ensino digital, já que ela depende, indispensavelmente , da internet. Então, a democratização do ensino por meio do aprendizado a distância depende da democratização do acesso à internet. Fica evidente, portanto, que a educação a distância carece de medidas que favoreçam sua expansão diminuindo os obstáculos. Deste modo, o Governo Federal, através do Ministério da Integração, deve fomentar a criação do programa Internet Para Todos que se encarregaria de gradualmente aumentar a porcentagem de brasileiros com acesso à internet. Concomitantemente, o Ministério da Educação deve orientar os profissionais da educação sobre como funciona a educação a distancia mostrando a eles por meio de cartilhas como está o controle de qualidade dessa plataforma. Afinal, com o avanço da tecnologia as formas de ensino também estão sujeitas à inovação.