Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Os desafios do ensino a distância no Brasil

Redação enviada em 01/08/2017

Lavoisier, o pai da química moderna, afirma que: "na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Dessa maneira, tal modificação ratifica seu legado e culmina na realidade da educação no Brasil, uma vez que, somado á tecnologia, instiga-se uma nova vertente do conhecimento: o "ensino a distância". Deve-se, portanto, analisar seus desafios a fim de propor, sobretudo, uma aprendizagem de qualidade. A princípio, convém alegar a desigualdade do acesso à internet como problemática. De acordo com a pesquisa "Tic Domicílios" de 2015, cerca de 48% da população brasileira não estão conectados na rede. Evidencia-se, diante disso, que o maior instrumento de propagação do "EAD" esbarra no fator limitante e excludente pautado na relação entre os indivíduos e o contato com a "web". Assim, embora estudar por aparelhos eletrônicos seja um atrativo para os alunos, é necessário proporcionar sua aquisição de maneira universal e democrática dentro do país. Ademais, é pertinente salientar o impasse da distração. Acerca do contexto digital de hoje, a quantidade exacerbada de informações fomenta a desatenção do estudante. O quadro ocorre, desse modo, devido à ineficiente organização do estudo autônomo, o que implica em desconcentração, dificuldade e desistência do curso. Prova disso se constata no levantamento da Associação Brasileira de Ensino a Distância - Abep, no qual a evasão dos educandos é inferior nas aulas presenciais. Nesse sentido, a aprendizagem no ambiente escolar permanece predominante. Logo, aprender online é conveniente quando superado seus obstáculos. Por isso, vale apontar medidas em prol de reverter os fatos. Em primeiro lugar, cabe ao governo promover um projeto visando ampla disponibilidade de internet considerando as especificidades de cada região e moradores. Além disso, locais acadêmicos podem realizar debates nas salas de aula, ministrados por psicólogos e pedagogos, com objetivo de auxiliar no planejamento de um cronograma e administração do próprio estudo, alcançando maior número de concluintes dos cursos. Somente, assim, será efetivado o postulado do químico de forma benéfica.