Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Os desafios do ensino a distância no Brasil

Redação enviada em 18/09/2016

São vários os desafios para estudar a distância no Brasil, como a evasão de alunos e a resistência de professores a essa forma de ensino. Esses problemas ocorrem por conta do receio que estudantes possuem de formarem-se à distância e, por conta disso, profissionais educadores sentem-se desmotivados para atuarem na área. Esses impasses devem ser corrigidos para que a educação não seja prejudicada. Felizmente, o conforto que o ensino a distância oferece fez com que a modalidade crescesse, o que motivou o investimento nas estruturas dos polos e gerou o aumento da quantidade de cursos e computadores utilizados nas aulas. Entretanto, essa medida não foi o suficiente para manter os alunos nos cursos e isso deve-se ao fato do EAD (Ensino a Distância) não estabelecer uma interação dinâmica entre professor e aluno e também por dispensar uma instituição física de ensino, consequentemente, o estudante não se sente incluído em um sistema educacional. Por isso é notada uma grande resistência dos educadores ao EAD. Visto que o compromisso dos alunos é insatisfatório, professores ficam desmotivados para lecionar em um ambiente que sofre com evasões constantes e que não permite um contato próximo com os acadêmicos. Está claro que a interação com os alunos por parte de um corpo acadêmica é Vital para um ensino de qualidade e para a troca de experiências que ajudam na formação de um profissional. Assim, por conta do que foi apresentado, é necessário dar maiores investimentos para o EAD, pois se tratar da formação de vários profissionais que representam o futuro da sociedade e como ela irá se destacar em meio a tantas outras. Por isso é cabível às instituições, que trabalham com o ensino a distância, a contratação de professores que atuem diariamente nos polos educacionais, para tirarem dúvidas de alunos e motivá-los a permanecer nos cursos. Também, para a maior familiaridade com os polos, as universidades devem realizar programas de adaptação às tecnologias utilizadas nos estudos, para que os alunos que saírem de uma estrutura de ensino tradicional presencial, possam ficar confortáveis com as novidade do EAD.