Título da redação:

Os desafios do ensino a distância no Brasil

Tema de redação: Os desafios do ensino a distância no Brasil

Redação enviada em 06/10/2018

Segundo a filosofa brasileira, Marilena Chuai, a democracia deve um sistema ser igualitário para todos, sem ações que prejudique um grupo em prol do outro. No entanto, esse sistema é dificilmente efetivo no meio educacional, visto que a população que depende do Ensino a Distância possui desafios para sua formação, em relação aos demais. Nesse sentido, deve se analisar a questão do abandono do Estado e a evasão . É fundamental pontuar que existe uma má distribuição de vagas pelo Ensino a Distância (EAD) por conta da herança sócio-cultural. Isso porque conforme o personagem, Jeca Tatu, do Monteiro Lobato, trouxe consigo uma crítica de como a população urbana via a imagem do caipira e do interior como um lugar cheio de efemeridade, atrasado e ao abandono do Estado. Nesse viés, a sociedade e as instituições por tender a incorporar e naturalizar esse estereótipo do interior, consoante defendeu o sociólogo Pierre Bourdieu,foi reproduzido esse raciocínio errôneo em relação ao campo. Em decorrência do exposto, o Estado ainda tem uma visão unilateral dessa região, o que fomenta a negligência de investimento para democratização da internet, assim leva-se aos indivíduos a não poderem obter um ensino superior. Dessa maneira, não é atoa que comprova-se com os dados da Associação Brasileira de Educação a Distância, que só 1% da população da região do Norte é matriculada no EAD. Corrobora-se também com a problemática, há questão da evasão do EAD. Isso ocorre pelo fato da atual situação econômica ser um problema, visto que o Brasil está em uma crise social, política e econômica. Mediante a isso, os discentes do ensino a distância é levado-os a deixar o curso por conta da condição financeira. Vale também ressaltar, que além do fato da evasão por condição financial, também é ocorrida pela não adaptação da metodologia do curso on-line, o qual existe a falta de contato direito com colegas e os professores. Isto comprova-se com os dados do Censo EAD.br 2010, Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), que as principais evasão foram pela metodologia e resistência dos educadores à modalidade. Torna-se evidente, portanto, que existem impasses para EAD que devem ser resolvidos. Sendo assim, cabe ao Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e com os governos municipais, crie um projeto de ampliação digital no país, beneficiando as áreas mais carentes e que tenha menos acesso com planos de internet de baixo custo, com fim de democratizar o acesso da internet para que esses indivíduos possam também ter oportunidade para uma formação superior. Ademais, cabe ainda ao não só Ministério da Educação, elaborar cursos profissionalizantes destinados para os professores para que se sintam mais seguros com o uso do novo recursos, como também as universidades que possuem o EAD elaborar aplicativos e vídeos com mais detalhamento sobre o curso a distância é como manusear a plataforma. Dessa maneira, os impasses presentes no Ensino a Distância irá atenuar gradativamente.