Título da redação:

O desenvolvimento técnico e o processo de ensino-aprendizagem

Tema de redação: Os desafios do ensino a distância no Brasil

Redação enviada em 21/09/2016

O desenvolvimento técnico e o processo de ensino-aprendizagem Assim como a forma tradicional de ensino-aprendizagem (professores e alunos em sala de aula) foi e ainda é campo de tranformações medológicas e da busca por novas abordagens, a educação à distância, tendo em vista ser uma forma de ensino recente ( século XX), enfrenta desafios na sua sua consolidação como meio eficaz para o processo educacional. Observamos que questões centrais como, a cultura para o ensino tradional que dificulta a adaptação tanto de docentes com de discente e as barreiras técnicas e materiais, como o acesso à internet e computadores para uma faixa da população que não não disponibiliza desses recursos são fatores de restrição para a expansão da EAD. Embora existam desafios a serem enfrentados o crescimento da educação à distância é notório. Os números apotam que 25% das matrículas no nível superior são de cursos de EAD (Dados coletados no portal exame). Percebemos que esse crescimento está relacionado à flexibilidade nos horários de estudo e no menor custo das mensalidades, considerando que o gasto das instituições que ofertam essa modalidade é menor que a opção tradicional. Todavia os números mostram uma concentração em regiões onde o desenvolvimento técnico é sabidamente mais avançado. Para além das questões técnicas, existe o problema da adaptação de docentes e discentes. No Brasil a desvalorização dos profissionais da educação impacta tanto o interesse pela docência tradicional como para o ensino à distância. Em consequência o interesse dos alunos pela modalidade não avança, pois os professores não desenvolvem as competências necessárias para o melhor aproveitameto dessas ferramentas. Percebemos que a EAD possui forte dependência do desenvolvimento técnico e econômico das regiões. O acesso à internet de qualidade e de computadores devem ser prioridade para sua expanção. Observamos também que a forma de ensinar através das platormas digitais devem ser dominadas pelos tutores e discentes envolvidos. Para isso o reforço dos programas de inclusão digital tando do poder púplico com das parcerias públicos privadas e o direcionamento das instituições de ensino superior para formação de professores, tutores e facilitaores são peças fundamentais para o amplo acesso da população aos benefícios da EAD.