Título da redação:

Autonomia do progresso

Tema de redação: Os desafios do ensino a distância no Brasil

Redação enviada em 30/08/2016

A flexibilização do ensino nas instituições educadoras tem contribuído vastamente na qualificação profissional dos brasileiros. Atualmente, o ensino a distancia é a modalidade que mais se destacou no país. Hoje , por exemplo, muitas pessoas buscam esse método de ensino por apresentar maior autonomia de estudo em relação aos cursos presenciais.Porém , existem inúmeros obstáculos a serem superados para que o EAD seja uma opção efetivamente suscetiva no preparatório profissionalizante. Primeiramente, os desafios mais afrontadores é a habituar-se à aprendizagem independente. Há uma propensão significativa dos alunos á evasão nos estudos , pois a dificuldade da auto-disciplina é algo comum no comportamento humano. Como o célebre pedagogo Paulo Freire afirmava , a concepção do conhecimento está na predisposição do individuo em mudar-se para tal finalidade.Assim, a adaptação ao plano estudantil sem orientações direta de professores vai além do desejo de uma graduação. Além disso, a infraestrutura ofertada pelas escolas de aprendizagem a distancia é primordial na formação do estudante . Existem muitos cursos que usam o baixo custo como polo atrativo e comprometem a qualidade do material de ensino . A relevância desse fato torna-se mais alarmante ao deparar-se com a pesquisa da Abed ,a qual demonstrou que em 2017 o numero dessas intuições crescerá em 130%, ou seja, poderá haver uma mutua dispersão de escolas que na maioria das vezes não viabilizará como lucro a propagação de um conhecimento devido aos seus matriculados. Dessa forma, é fato que o ensino a distancia no país passa por desafios significantes . Portanto , faz-se necessário a implantação de métodos melhoráveis a esse ramo . Inicialmente, o Ministério da Educação deveria advertir instituições despreparadas. Em seguida, os sistemas ensino ofereceriam treinamentos de estudos autônomos aos ingressantes , como guia de apoio e instruções de gerenciamento na aprendizagem independente . E assim os alunos poderiam finalmente aprender auto-disciplina em seus estudos e possuir uma futura graduação qualitativa.