Título da redação:

A internet à favor da educação

Tema de redação: Os desafios do ensino a distância no Brasil

Redação enviada em 16/09/2016

Nos últimos anos a internet passou por uma grande evolução alcançando praticamente todos os domicílios do nosso país. Atualmente podemos fazer compras, transferências bancarias e até mesmo usa-la como meio de ativismo e por que não usa-la para estudar ? As pessoas que procuram educação à distância ( EDA ) optam por esse tipo de ensino pelo fato de proporcionar ao aluno conforto por ele poder estudar em casa e também por poder encaixar os estudos em sua rotina com mais facilidade. Nem tudo é flores, muitos alunos passam por dificuldades em usar desse artifício para estudar, pois eles veem necessidade da ajuda de um professor presencial para auxiliar nos estudos. O EDA é usado tanto por pessoas que tem o intuito de conquistar um diploma para ensino superior, técnico e até mesmo para se preparar para vestibulares, principalmente para o Exame nacional do Ensino Médio ( Enem ), atualmente existe diversos sites preparatório para o enem como: Descomplica, QG do enem e PROenem. Nesses sites os alunos podem encontrar milhares de aulas gravadas e até mesmo aulas ao vivo sobre todas as competências do enem, eles também fazem correção de redação, auxiliando os alunos à alcançar a nota máxima. Com a aceitação do ensino à distância pelos alunos o EDA começou à receber apoio do Governo Federal, esse ano o ministério da educação criou a plataforma “Hora do Enem”, essa plataforma oferece aos estudantes conteúdo para que os mesmos possam se preparar para o enem gratuitamente. Ficou claro, portanto, que o EDA tem diversos pontos positivo, mas antes de ingressar nesse tipo de ensino os estudantes deve fazer uma auto-avaliação para que os mesmos consiga analisar se fazem parte das pessoas que conseguiria ter bons resultados mesmo sem o auxilio de um professor. O ministério da Educação precisa aumentar o apoio a esse tipo de ensino, aumentando as verbas destinadas ao EDA e agir em conjunto com à mídia com o intuito de criar propagandas para incentivar esse novo método de ensino.