Título da redação:

Cidadania em risco

Tema de redação: Os desafios do bullying nas escolas

Redação enviada em 19/10/2017

As agressões entre estudantes, sendo elas física ou moral, recebem o nome de bullying. Nos últimos anos, essa forma de violência ganhou um expressivo espaço nos debates educacionais, bem como é frequentemente veiculada nos meios de comunicação. Embora os estudos sobre o tema, no Brasil, sejam recentes, a questão é antiga e preocupante, sobretudo em função de seus efeitos nocivos no desenvolvimento social das vítimas e agressores. As perseguições, nesse contexto, devem-se aos valores impostos pela sociedade. Uma revisão de evidências da UNESCO mostra que as crianças que sofrem intimidações são consideradas diferentes, seja por características físicas ou de personalidade. Isso porque a mídia e o patriarcado influenciam negativamente a atitude dos estudantes em relação aos colegas, por meio da valorização da aparência e dos estereótipos de gênero. Dessa forma, ao serem afetados pela opressão, os jovens perdem sua autoestima e não conseguem tirar proveito das oportunidades de desenvolvimento, o que impacta diretamente na formação da cidadania. Ademais, a aprendizagem da convivência é um processo progressivo, que parte do reconhecimento de que a tolerância e o respeito aumentam com a maturidade. Sendo assim, vale ressaltar que o ingresso no mundo adulto requer a habilidade de entender e aceitar regras. Desse modo, para os agressores, os problemas de conduta, caso não sejam corrigidos, resultam no envolvimento com delinquências e condenação por crimes na vida adulta. Portanto, políticas de combate ao bullying devem promover a conscientização e o engajamento de jovens e funcionários de educação, cabendo ao Ministério da Educação promover palestras e treinamentos em colégios, de maneira a possibilitar a compreensão dos fatores envolvidos na questão e investir em estratégias de identificação, denúncia e controle. Também, quando apropriado, a escola deverá impor consequências para os que perseguem, mediante trabalhos comunitários, de modo a garantir que as relações no contexto acadêmico sejam saudáveis e promovam o desenvolvimento social.