Título da redação:

BULLYING,UMA PERSPECTIVA FREUDIANA

Tema de redação: Os desafios do bullying nas escolas

Redação enviada em 07/10/2017

De acordo com o psicanalista Freud,o id é a origem de toda energia psíquica da personalidade de um indvíduo,onde há a busca por saciar desejos pessoais,longe de qualquer senso crítico do certo ou errado.Nesse contexto, a característica do ´´bullying`` é repercurtir essas ações,principalmente em ambientes escolares,visto que esse elemento tem maior atividade durante a infância,entretanto essa prática gera consequências prejudiciais ao desenvolvimento de uma criança,assim é necessário conhecer mais sobre as verdadeiras causas dessa adversidade para solucionar esse problema vigente. A princípio,o psicólogo sueco Dan Olweus foi o pioneiro no estudo sistemático do ´´bullying``,o qual o caracterizou como uma possível causa do suicídio.Essa situação é relevante,visto que,no século XX,muitas crianças estadunidenses tiraram a própria vida,devido a diversas agressões enfrentadas em suas escolas,esse cenário foi tema da música norte americana ´´Jeremy``,a qual critica a calamidade desse problema.Além disso,em relação à teoria freudiana,essa adversidade origina-se na Formação Reativa do agressor,a qual é ocasionada pela tentativa de omitir uma dificuldade interna ao apresentar comportamentos agressivos,seja de maneira verbal ou física,pois o ambiente familiar é o principal causador dessa situação,já que tem papel fundamental na formação do indivíduo. Em virtude disso,o Brasil apresenta políticas de repressão a essas intimidações sistemáticas,de acordo com sua Constituição,entretanto não há a execussão desse processo em ambientes escolares,o que dificulta o combate a essa prática no país.Outro ponto relevante nesse debate é o ´´cyberbullying``,o qual é caracterizado pela repercussão dessa violência em veículos midiáticos,o que torna ainda mais complicado para combater,devido a falta de controle desses meios no Brasil. Logo, é necessário salientar que essa situação é decorrente de problemas particulares,por parte do agressor, o qual necessita de uma reeducação comportamental,tanto na escola,como,em maior ênfase, no âmbito familiar.Assim,é imprescindível que o Ministério da Educação articule dinâmicas de debate em instituições de ensino,a fim de erradicar esse problema em escolas do país.Ademais é necessário maior divulgação de campanhas contra essa prática em redes televisivas nacionais,principalmente próximo ao horário de programas infantis.