Título da redação:

A Prática do Bullying nas Escolas Brasileiras

Tema de redação: Os desafios do bullying nas escolas

Redação enviada em 17/10/2018

Funcionando conforme a terceira lei de Newton, a lei da ação e reação, ao qual afirma que a toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade e em sentidos opostos, á questão do bullying nas escolas brasileiras tem sido como as ações ao qual tem desencadeado um intenso problema árduo, decorrendo a violência, a depressão e coibindo o aprendizado acadêmico dos indivíduos que são vítimas desse ato, desse modo são comparáveis as reações ao qual tem tomado sentidos opostos á vida saudável e social que essas pessoas deveriam ter. A problemática questão do bullying e também do cyberbullying, tem sido fatores combinantes ao qual tem tido como âmbito as escolas brasileiras, sendo permanente e crescente os atos de racismo, preconceito, desrespeito e zombação, gerando uma grande turbulência no desenvolvimento e progresso acadêmico e pessoal dos alunos alvo da prática. É relevante enfatizar, a princípio, que o bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repentinos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos, já o cyberbullying é a prática do mesmo, no meio virtual, sendo assim o caso mais agravado do problema, saindo do âmbito escolar e levando o impasse para o meio tecnológico, onde ocasiona o compartilhamento da humilhação afetando ainda mais a vida da vítima, sendo incremento para reações contrárias que são posta aos atos decadentes contra as pessoas indefesas, desse modo é preciso que as ações sejam alteradas a fim de coibir esses atos no ambiente escolar. Sobre esse viés é nítido que a prática do bullying, tem engajado problemas na vida pessoal dos indivíduos vistos com alvo, como o desencadeamento de transtornos de ansiedade, distúrbios de sono, depressão, além dos indivíduos retrocederem no aprendizado tende também a ter pensamentos destrutivos como desejo de morrer. Todavia as ações que levam á tamanha reação abjeta é as características e diferenças da vítima, desse modo os autores do ato criam apelidos, desprezam, humilham e agem com ato de violência contra essas pessoas, entretanto é importante ressaltar que o engajamento dos autores da insanidade, é recorrente a uma falta de liderança e finura dos pais sobre seus filhos, que acabam não lhes ensinando á necessidade e o complacente dever de respeitar o próximo, desse modo é nítido que a educação primeiramente vem de casa e a escola tem o dever somente de aprimorar tal ensinamento, além disso, á falta de política e punição adequada para esses tipos de ações realizadas no âmbito escolar, tem sido responsável para a permanência do ato, portanto as reações quanto ao mesmo tem permanecido em sentidos opostos. Diante do exposto, é notório que á prática do desrespeito no ambiente escolar tem gerado reações opostas afetando a vida de indivíduos nas escolas brasileiras ocasionando um grande problema social, portanto medidas são necessárias para resolver esse impasse, desse modo é de total incumbência a atuação dos pais em observação do comportamento das vítimas e dos autores, a fim de coibir tal ato, através da educação sensata com princípios de respeito ao próximo para que o individuo cresça com ensinamentos de ética e moral. Todavia é indispensável e primordial a atuação da escola quanto á questão, a fim de desenvolver palestras elucidativas para expor as consequências da pratica do ato e o efeito que podem causar na vida das pessoas, além de desenvolver atividades em grupos, com questões de respeito ao próximo, a fim de promover a inclusão das vítimas aos demais e evitar a progressão dos atos no âmbito escolar, assim as ações e reações serão benevolentes e os sentidos serão opostos á questão do desrespeito, seguindo assim os princípios da terceira lei de Newton.