Título da redação:

A cultura do bullying no âmbito escolar

Tema de redação: Os desafios do bullying nas escolas

Redação enviada em 27/10/2017

O bullying foi estudado inicialmente na Europa, na década de 70, para traçar os motivos de casos de agressividade entre alunos. Com isso, percebeu-se também que a prática não era recente e apresentava-se em outros países. Essa violência pode deixar sequelas permanente nas vítimas ou propulsionar tragédias como o massacre de Realengo no Rio de Janeiro em 2011. Tendo isso em vista, alguns dos principais fatores que dificultam seu combate é a cultura do bullying e a desassistência escolar. Primeiro, o fato social de Émile Durkheim é explicado por uma força coletiva que se sobressai coercitivamente ao comportamento individual. Transpondo a teoria para o bullying, essa violência estigmatiza aqueles que destoam dos padrões, e a aprovação das testemunhas da agressão subjuga ações de socorro e solidariedade de outros. Assim, há a inversão de valores em que aqueles que humilham o mais fraco e coagem são os indivíduos bons. Ademais, funcionários escolares tendem a ignorar as desavenças entre os alunos por considerarem uma fase, deixando o vitimado sem proteção. E, em outros casos, propagam a ideia de que o agredido deve ignorar as pseudobrindadeiras, o que responsabiliza a vítima por sua infelicidade, exclusão e depressão. Dessa forma, pela falta de respaldo no meio escolar e, muitas vezes, a ocultação de sua situação para os familiares, o aluno é instigado a cometer atos de mutilação, suicídio e vingança, como o ocorrido este ano em Goiânia, onde um estudante matou dois colegas e deixou uma paraplégica. Como supracitado, é necessário mudanças culturais por meio da introdução de valores morais e na intervenção da escola para a superação desse impasse. Para isso, é importante que haja trabalho multidisciplinar nas aulas de Português e Sociologia sobre obras literárias populares entre os adolescentes que abordem o tema, como o livro Thirteen Reasons Why de Jay Asher. Com isso pode-se estimular a repulsa sobre o bullying e fortalecer a simpatia e solidariedade aos alunos que são excluídos e humilhados devido a suas singularidades, além de incentivar a denúncia.