Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Os desafios da educação especial inclusiva no Brasil

Redação enviada em 30/10/2016

Conforme dados do Censo Escola, houve crescimento expressivo em relação às matrículas de alunos com deficiência na educação básica regular. Estatísticas indicam que no ano de 2014, 698.768 estudantes especiais estavam matriculados em classes comuns. No entanto, deficientes ainda não são tratados da mesma maneira que pessoas comuns no Brasil. Um exemplo pode ser encontrado nos desafios da educação especial inclusiva no país. Dessa forma, é valido analisar que o problema se encontra na má qualidade da educação nacional, onde a maioria dos profissionais da área não se encontram preparados para atender as necessidades básicas de todos e promover a inclusão no meio social. Segundo o filósofo da antiguidade Platão, “o que importa não é viver, mas viver bem”. Essa frase pode ser bem interpretada ao analisarmos os direitos básicos para um indivíduo viver com qualidade, impostos pela Constituição Federal de 1988 e a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, onde a educação é essencial para todos, independente de cor, raça, etnia e portador ou não de qualquer tipo de deficiência. Atualmente, vemos que isso não é seguido em face de políticas públicas ineficazes ou inexistentes. Além disso, escolas não se encontram preparadas para receber portadores de deficiência, não tendo profissionais qualificados na área que possam se comunicar com surdos, mudos, e cegos(por meio de brailles) por exemplo. E também na falta de acesso a cadeirantes, muitas vezes não tendo rampas e banheiros específicos para esse tipo de deficiência. Portanto, a educação, que é um direito essencial a todos, não é dada da mesma forma para toda a população. Logo, cabe ao Estado, por meio do poder Executivo(principalmente prefeituras), se encarregar de fiscalizar escolas para analisar as condições de recepção de portadores de qualquer tipo de deficiência, ao ver se esta possui acessibilidade e profissionais qualificados.Além disso, cabe aos professores promoverem a inclusão social de portadores de necessidades a conviverem com alunos normais, fazendo trabalhos juntos por exemplo.