Título da redação:

Os desafios da educação especial inclusiva no Brasil

Tema de redação: Os desafios da educação especial inclusiva no Brasil

Redação enviada em 28/10/2016

A educação especial inclusiva tem mostrado avanços nos últimos anos no Brasil. Isso pode ser comprovado pelo aumento do número de matrículas de alunos com deficiência na rede regular de ensino. Entretanto, ainda há obstáculos a serem superados para que o objetivo maior de promover uma inclusão mais abrangente seja alcançado. Para superá-los, é necessária a ação dos poderes públicos por meio de medidas efetivas, capazes de proporcionar o acesso à educação de qualidade aos portadores de deficiência nas escolas convencionais. Um dos principais fatores responsáveis por obstar a concretização da educação especial inclusiva no Brasil é a falta de infraestrutura das instituições de ensino. São poucas as escolas que possuem as condições necessárias para acolher, de forma satisfatória, alunos com as mais variadas formas de deficiência. Como exemplos, pode-se citar a falta de materiais didáticos, essenciais ao aprendizado de aluno cegos, além da ausência de adequações de natureza física, como banheiros diferenciados e rampas, responsáveis por proporcionar a acessibilidade dos cadeirantes. Outra questão que deve ser levada em consideração é a falta de preparo dos professores da rede regular de ensino. Muitos educadores não dispõem dos conhecimentos e da didática necessários para lidar com alunos deficientes. Além disso, os profissionais preparados não estão disponíveis em todas as unidades escolares. Esses fatos evidenciam a fragilidade do sistema de educação brasileiro, que, em muitos locais, é incapaz de garantir sequer o acesso à educação de qualidade dos alunos sem necessidades especiais, tampouco daqueles com tais necessidades. Em face desses aspectos, faz-se necessária a atuação do poder público, cabendo ao Ministério da educação, e às secretarias estaduais e municipais de educação investir na capacitação dos educadores, disponibilizando cursos que proporcionem uma eficiente interação com alunos deficientes. Ademais, esses órgãos devem, de acordo com suas possibilidades, disponibilizar para as instituições de ensino a adequada infraestrutura com relação a instalações físicas e material didático que possibilite o aprendizado de qualidade aos alunos especiais, A tomadas dessas medidas representará um grande avanço na direção de um ensino mais democrático e inclusivo, que certamente dará origem a uma sociedade mais madura e menos preconceituosa.