Título da redação:

necessidade de inclusão

Tema de redação: Os desafios da educação especial inclusiva no Brasil

Redação enviada em 23/11/2016

O acesso à educação é um direito garantido na constituição a todos os brasileiros. Sendo assim, portadores de necessidades especiais, físicas ou mentais, deveriam ter assegurado o seu acesso ao aprendizado. No entanto, o exercício desse direito esbarra no preconceito da sociedade, no despreparo dos profissionais e na falta de recursos para tratar com alunos com necessidades educacionais especiais, NEE. Um dos preceitos básicos da educação inclusiva é matrícula de alunos com NEE em escolas regulares. De fato, o convívio diário desde a infância entre portadores de NEE e alunos sem necessidades especiais estreita laços, diminui o preconceito e cria uma sociedade mais coesa e, consequentemente, menos segregada e preconceituosa. Assim, a educação de todos em um mesmo contexto escolar estabelece uma relação social mutualística com o benefício de todos os envolvidos inclusive a sociedade como um todo. Apesar dos benefícios de uma educação inclusiva, a realidade da educação pública expõe mazelas que dificultam sua implementação. Dessa forma, pode parecer demagógico para professores que lidam com superlotação e falta de recursos didáticos mínimos a viabilização para atendimento de uma nova demanda que requer atenção especial. Sem treinamento e com sobrecarga de trabalho, tais profissionais se veriam impedidos de fornecer atenção adequada ao aluno NEE. A falta de atenção culminaria com o menor estímulo ao seu desenvolvimento e, por conseguinte, limitaria sua aprendizagem. Diante do apresentado, observa-se a necessidade de uma educação especial inclusiva ao passo que há um despreparo da escola ao receber esse aluno. Dessa forma, a adequação e treinamento dos profissionais da educação é a melhor forma de atender tal demanda. Já as secretarias de saúde devem promover treinamento por meio de cursos e palestras a professores. Deve-se adequar fisicamente a instituição de ensino com acessibilidade a cadeirantes e a aquisição de material didático especial para esses alunos. Além disso, deve-se limitar o número de alunos por sala e/ou incluir a presença de monitores no assessoramento do professor.