Título da redação:

Fim da marginalização

Tema de redação: Os desafios da educação especial inclusiva no Brasil

Redação enviada em 01/11/2016

Desde as mais remotas civilizações os deficientes físicos são postos a margem da sociedade. Hoje os maiores obstáculos dessas pessoas são o mau planejamento das cidades, a falta de preparo das escolas para o acolhimento dos deficientes e a falta de consciência da população em geral; o que, infelizmente, os afasta da inclusão social. Embora haja um financiamento público voltado para a inclusão de deficientes físicos, esse ainda não é suficiente pois é visto que a infraestrutura de locomoção dessas pessoas em muitas cidades é ineficiente: faltam rampas e as calçadas têm desníveis e buracos. Além disso, grande maioria das escolas estão despreparadas para recebê-los, faltam rampas de acesso para cadeirantes, de professores para educar alunos surdos, cegos ou mudos e material pedagógico especial. Além disso, outro grande problema enfrentado pelos deficientes físicos é a insensibilidade de parte da sociedade. No livro "Cegueira moral" Zygmunt Bauman e Leonidas Donskis discursam sobre o distanciamento entre os indivíduos na sociedade moderna fundado através do que é conveniente a si, isso é facilmente identificado nas pessoas que ocupam vagas de estacionamento exclusivas para deficientes físicos; pode ser visto também em indivíduos que fingem não ver - aqui também se encaixa igualmente o conceito de cegueira moral demonstrado por José Saramago em "Ensaio sobre a cegueira" - deficientes físicos precisando de ajuda para atravessar a rua ou subir calçadas. Diante disso é visto que ainda há obstáculos para a total inclusão de deficientes físicos na sociedade atual. Cabe ao governo a liberação de verba para a melhoria de ruas e escolas de todo o país; cabe a ele também dar incentivos fiscais a prédios, edifícios e empresas que modifiquem suas entradas e estruturas para facilitar o transporte desses indivíduos. Cabe a escola, juntamente com a família, a educação das crianças ensinando as diferenças e mostrando que deve existir respeito, pais e familiares por meio de exemplos e a escola com a inserção de alunos deficientes. Dessa forma poderemos incluir socialmente os deficientes físicos e tirá-los de vez da margem da sociedade.