Título da redação:

Escola deficiente

Tema de redação: Os desafios da educação especial inclusiva no Brasil

Redação enviada em 02/11/2016

No contexto escolar brasileiro o ensino de qualidade aos alunos com deficiência ainda é algo desejável. Percebe-se uma grande necessidade de discussão sobre este tema, pois muitas vezes falta estrutura física nas instituições e profissionais qualificados para o atendimento de alunos com esse perfil. Distanciando ainda mais o aluno que precisa deste convívio escolar que é seu por direito. Deve-se analisar inicialmente que, algumas instituições de ensino brasileira ainda não estão atualizadas para receber este tipo de aluno. A falta de reforma nas estruturas físicas acaba quase que impossibilitando o aluno de acessar o âmbito escolar. É importante frisar que o aluno cujo suas limitações são impostas pela a instituição de ensino onde ele estuda, não terá uma experiência e um ponto de vista positivo no que se chama, educação básica.Essa problemática pode causar um transtorno psicológico no aluno, fazendo com que aconteça um abandono precoce da escola. Não se pode esquecer que, que a falta de capacitação de profissionais nessas instituições é outro fator agravante e que transtorna o estudante. Vale ressaltar que o terceiro parágrafo do Art. 208 da Constituição Federal é incisivo nesta questão da qualificação do atendimento de qualidade ao estudante, não importando o perfil. Evidencia-se por tanto que há uma necessidade de discutir mais sobre este assunto tão importante pro meio educacional e social, promovendo palestras com especialistas em inclusão social, cabe a mídia cumprir seu papel e apoiar essa campanha juntamente com o Ministério da Educação fazendo propagandas e divulgado a importância da participação da sociedade no inclusão desses alunos ao ensino básico e superior. É papel do Governo Federal também atualizar a parte estrutural das instituições, tanto física quanto da parte profissional que passa por precariedades. Com todas essas medidas podemos em fim ter uma escola mais preparada para receber o estudante, seja ele portado de qualquer deficiência física ou mental.