Título da redação:

Ensino deve ser para todos

Tema de redação: Os desafios da educação especial inclusiva no Brasil

Redação enviada em 27/12/2016

As pessoas com deficiência são desafiadas diariamente, muito mais que as demais pessoas, seja na hora de se locomover pelas cidades, seja com relação à discriminação e ao preconceito, seja no momento de se matricular em uma escola e obter educação de qualidade. Embora a Constituição Federal garanta que a educação básica deva ser oferecida às crianças e aos jovens com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino, a fim de que esses deficientes possam ser inseridos adequadamente no meio social, muitos problemas ainda impedem o acesso dessa população aos estudos. Entre esses problemas, estão, principalmente, a falta de vagas nas escolas regulares, o despreparo de grande parte dos professores para lidar de maneira adequada com os estudantes que possuem alguma deficiência e ainda a precariedade de profissionais que auxiliam no aprendizado dessas crianças e jovens, como educadores capacitados em linguagem braile e de sinais, o que acaba dificultando ainda mais o adequado aprendizado dos alunos com surdez e cegueira, por exemplo. Isto posto, é preciso que a legislação brasileira seja efetivamente colocada em prática. Portanto, em primeiro lugar, os governos municipais e estaduais devem garantir o número de vagas suficiente para acolher todas as crianças e jovens com deficiência, tanto na educação infantil, quanto nos ensinos fundamental e médio, proporcionando também meios de acesso ao mercado de trabalho, ao término dos estudos, por meio da reserva efetiva de vagas para essas pessoas. Além disso, é necessários capacitar os professores das redes pública e privada de ensino. Essa capacitação pode ser realizada pelos governos locais em parceria com instituições especializadas. O objetivo é preparar esses profissionais para lidar com os diversos tipos de deficiência, inclusive com surdez, cegueira – ensinando-os as linguagens braile e de sinais – e até mesmo com a superdotação. Assim, os professores poderiam proporcionar aos alunos uma educação de qualidade, levando em conta as limitações ou superdotações dos estudantes, sabendo identificá-las e lidar com cada uma delas de maneira correta.