Título da redação:

Geração Coca-Cola

Tema de redação: Obesidade: problema de saúde ou problema social?

Redação enviada em 02/09/2017

Desde a pré-história, a obesidade assumiu um papel preponderante na vida dos seres humanos, sendo utilizado com símbolo de beleza e fertilidade . Entretanto, no Brasil atual , o excesso de peso torna-se um problema social , uma vez que seja por fatores econômicos ou pela dinamização do tempo , a alimentação deixa o status de prazer e transforma-se em consequência . Posto que a dinamicidade contemporânea acarreta uma série de frustrações e transtornos , a população nunca esteve tão sujeita a desequilíbrios alimentares como a obesidade . Nesse contexto , o alimento transforma-se em um alívio para todo o estresse , e visto que o número de brasileiros com transtorno de ansiedade é o maior do mundo , segundo a Organização Mundial da Saúde ( OMS) , no país a tendência da população se torna obesa é maior.Ademais , sendo a atividade física trocada pelo uso de tecnologia , entre os mais jovens , a taxa de sobrepeso tende a crescer constantemente neles. Outrossim , dado que os alimentos com os maiores valores do mercado são os de origens naturais e orgânicos , há uma preferência de boa parte da população pelos industrializados que são mais baratos . Dessa maneira , repassam para os mais novos o hábito de consumir alimentos ricos em gorduras e açucares. Logo , desde de pequenos consomem lixo , como diria Renato Russo em sua música Geração Coca- Cola . Além disso , por serem bombardeados por comercias apelativos de" Fast-foods" , cria-se um consumo indiscriminado desses alimentos pelas pessoas , aumentando a chance de obesidade e outras doenças. Pode-se perceber , portanto , que a obesidade persiste como um problema social . Sendo assim , cabe ao Governo brasileiro estimular em locais de trabalho e por meio da mídia , auxílios no estresse e no combate á transtorno de ansiedade , de forma que previna um possível desequilíbrio alimentar no futuro . Cabe também , ao Ministério da Educação ,junto com as escolas, aumentar a carga horária na disciplina de Educação Física , e oferecer programas esportivos pós o horário escolar ,visando uma maior movimentação desses jovens . Além disso , cabe ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) , reduzir os comerciais apelativos das indústrias de "Fast-foods ", e estimular os comerciais de apelo mais saudável. Para que só assim , a geração Coca - Cola transforme-se em uma geração de mais saúde .