Título da redação:

Uma geração viciada

Tema de redação: O vício em games como distúrbio mental e suas implicações

Redação enviada em 16/04/2018

O avanço tecnológico do século XX,principalmente após a Guerra Fria possibilitou diversos feitos na sociedade,sobretudo,facilitar a vida e torná-la mais rápida e eficaz,todavia ela pode trazer uma série de problemas e riscos para a saúde se não for usada com moderação. Segundo o psiquiatra Cirilo Tissot,o principal sintoma de uma pessoa viciada é deixar de fazer outras obrigações por conta de sua dependência em jogos virtuais,após estudos,a CID-Classificação Internacional de Doenças-,comprovou que se trata de um "distúrbio de games",os jovens tendem a ser mais antissociais,preguiçosas e que em alguns casos podem possuir um quadro de ansiedade ou problema de relacionamento social. Ao se examinarem alguns jogos verifica-se que muitos deles são criados apenas para viciar os jogadores,pode-se mencionar,por exemplo "World of Warcraft",que foi definido por especialistas do Instituto de Saúde pública da Suíça,em 2009,como "mais viciante do que crack" quando um garoto teve convulsões após jogá-lo por mais de 24 horas seguidas.Outro exemplo é Susie Hampton,uma inglesa de 24 anos que engordou 25 quilogramas por passar mais da metade de seu dia jogando. No que tange a este vício demasiado,uma pessoa perde muito da sua vida por não conseguir detê-lo,e sem ter a ajuda necessária para isto. Fica,portanto,ter `a família como primeiro incumbido para que os problemas comecem a melhorar,eles devem,então,impedir que os jovens continuem a jogar,estabelecendo horários ou apenas proibindo,é necessário também que professores e psicólogos promovam palestras para auxiliar os jovens nas escolas,em redes sociais,montar grupos de pessoas que passam ou já passaram por problemas relacionados `a isto,mas sobretudo,a pessoa ter a consciência do que esta fazendo e o tempo que esta perdendo,só assim os problemas melhoraram de fato.