Título da redação:

Reescrita

Tema de redação: O vício em games como distúrbio mental e suas implicações

Redação enviada em 18/02/2018

Durante a 2ª Guerra Mundial,os países aliados necessitavam de uma máquina que os ajudassem a derrotar os países do eixo.Então,o matemático inglês Alan Turing criou “bombe”,uma máquina anterior ao computador capaz de decodificar mensagens nazistas.Decerto,esse feito abriu as portas de “Era Digital” vigente atualmente.Contudo,apesar dessa criação ter gerado grandes benefícios à humanidade,com as novas tecnologias,surgiram,também,novos comportamentos.Nesse ínterim,o vício em “games” vem se tornando um problema mais sério,sendo considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um distúrbio mental.Portanto,medidas para solucionar essa problemática fazem-se necessárias. É sabido que jogos têm grande importância para a sociedade desde a Idade Antiga.Nesse contexto,a criação das Olimpíadas na Grécia Antiga tinha como um de seus objetivos unir os moradores das diversas pólis gregas.Todavia,com a Revolução Tecno-científica e a consequente evolução da tecnologia,surgiram videogames os quais trazem jogos mais individuais a cada lançamento.Por conseguinte,crianças e jovens que usam videogames em excesso acabam isolando-se da sociedade,além de desenvolver um comportamento agressivo e intolerante quando solicitada a cooperar com as tarefas de casa;o desempenho escolar e relacionamentos também são afetados com o vício. Outrossim,é importante enfatizar que muitas crianças e jovens são diagnosticados com vício em games,quando,na verdade,sofrem de outros transtornos psicológicos.Nesse âmbito,famílias e escolas não estão preparadas para lidar com a crescente frustação e outras dificuldades enfretadas por eles.Assim,muitos encontram nos jogos eletrônicos uma realidade virtual para fugir de suas emoções,crises de ansiedade,depressão entre outros.Porquanto,essa atitude os levam para uma vida sedentária e em,alguns casos,isolamento social.Nesse hiato,o reconhecimento de vício em games com distúrbio mental pela OMS e sua posterior publicação na Classificação Internacional de Doenças (CID),padroniza os sintomas do vício,facilitando,assim,o diagnóstico além de ajudar a traçar o melhor recurso terapêutico para cada caso.Logo,a falta de tratamento adequado para pessoas com transtornos psicológicos corrobora com o impasse. É,portanto,possível notar que raízes históricas e sociais dificultam a erradicação do problema.Porém,em que pese a problemática,há solução.Para isso,é fundamental que o Ministério da Educação,por meio de palestras e aulas com profissionais da área digital,promova instruções com o objetivo de que crianças e jovens aprendam a melhor forma de aproveitar games e como usá-los como forma de aprendizado.Ademais,a Escola deve colocar psicólogos à disposição de seus alunos com o fito de diagnosticar qualquer transtorno mental que,possivelmente,os levem ao vício em games.Dessarte,é possível fazer com que os jogos,eletrônicos ou não,tenha seu princípio de união estabelecido no Brasil.