Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: O vício em games como distúrbio mental e suas implicações

Redação enviada em 19/07/2018

Durante a Guerra Fria, houve um impulso no desenvolvimento de tecnologias, dentre essas a criação do vídeo game. A partir disso, hodiernamente existem milhares de jogos, esses mais sofisticados e que movimentam o mercado eletrônico,logo interferem tanto positivamente quanto negativamente na vida das pessoas. Posto isso há dois fatores que devem ser levados em consideração: a isolação social e a banalização do distúrbio mental. Com isso, é inquestionável que o uso descontrolado dos jogos eletrônicos ocasionam complicações físicas, psicológicas e sociais.Haja vista isso, no Japão, os jogadores são advertidos caso ultrapassem o limite de horas por mês jogando. Dentro disso, a medida imposta por esse é imprescindível para que as pessoas não se isolem e tenham uma vida social ativa, em que não sejam sedentários ou afastem-se de amigos e família. No entanto, essa medida não está em vigor na maioria dos países, por consequência há um crescimento no número de pessoas que esquecem da vida real e vivem em prol do mundo virtual. Em segundo lugar, é indubitável que a sociedade ainda estigmatiza distúrbios mentais por não terem informações acerca desses. A partir desse pressuposto, na Coreia do Sul, o governo criou uma lei que proíbe uso de games por menores de 18 anos entre meia noite e as seis da manhã. Tendo em vista isso, apesar da OMS reconhecer a existência de distúrbios de games, a maioria dos países não propagam informações sobre o assunto e o tratam como se fosse banal, visto que esse não é explícito como os sintomas de uma gripe, por conseguinte país como a Coreia é uma exceção do que deveria ser uma regra. Destarte, o vício em jogos acarreta inúmeros problemas na vida das pessoas, no entanto a falta de informação faz com que essas não o interpretem como um problema. Dessa forma, o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde devem implantar propagandas acerca dessa questão, a fim de que oriente a população a identificar os sintomas do distúrbio e desmistifique que o vício em games é uma “frescura”. Além das instituições de ensino fornecerem palestras com psiquiatras e psicólogos , com intuito de proporcionarem um amparo aos jovens e ajudar os viciados por meio de um tratamento adequado.