Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: O vício em games como distúrbio mental e suas implicações

Redação enviada em 27/03/2018

Com o advento da Terceira Revolução Industrial, e, com ela, a Era da Tecnologia, o homem se tornou dependente das máquinas e, devido a isso, acarretou malefícios a si mesmo. Tal fato se comprova com o vício que os “vídeos games” estão causando nas pessoas, principalmente no jovens, urgindo medidas satisfatórias do Governo Federal, das escolas e das famílias que visem a combater esse problema. De fato, o vício causado pelos jogos deve-se ao fato da realidade virtual ser mais atrativa que a real, devido ao poder que a pessoa possui de construir cidades, criar personagens e até matar, causando uma imagem de “mundo perfeito”. Para o filósofo René Descartes, o alimento da juventude é a ilusão. Nesse sentido, os jovens começam a não ter mais controle da frequência em que jogam e deixam de realizar suas tarefas escolares e de conviver socialmente. Ainda sob esse viés, segundo a Organização Mundial da Saúde, diversos distúrbios emocionais e problemas de saúde podem surgir como consequência da falta de controle em relação aos jogos, como problemas de vista, devido a intensa luminosidade dos “games”, perda de peso, distúrbios do sono e irritabilidade, pois com o vício, o indivíduo deseja estar a toda hora jogando e acaba se irritando com quem o atrapalha. É evidente, portanto, que a Era da Tecnologia trouxe diversos impasses e cabe aos âmbitos sociais e governamentais resolvê-los. O Governo Federal, por meio de campanhas, deve alertar o país, principalmente os pais, em relação ao vício que os jogos podem acarretar nos jovens. Ademais, as escolas devem, por meio de palestras educacionais, conscientizar seus alunos em vista desse grande mal. Outrossim, as famílias, como formadoras de valores, devem sempre mantes diálogos com seus jovens, educando-os e mostrando-lhes a importância de conviver socialmente, para que, assim, o alimento da juventude não seja mais a ilusão.