Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: O vício em games como distúrbio mental e suas implicações

Redação enviada em 25/02/2018

A indústria do entretenimento promoveu a ascensão dos jogos eletrônicos e sua difusão entre o público jovem. No entanto, o vício em games como distúrbio mental emergiu do seio da sociedade como uma grave questão a ser enfrentada. Diante disso, o descontrole sobre o período de tempo dedicado a prática de jogos e o seu uso intenso como saída de conflitos interpessoais merecem imediata atenção. A falta de controle sobre tempo reservado a prática de games é responsável pelo desenvolvimento do vício nesses modernos meios de entretenimento. Isso porque quanto mais tempo um indivíduo sem limites permanece jogando, maior será a compulsão pela obtenção de bons resultados nos games. Dessa forma, muitos são os que trocam a vida real pela virtual eletrônica, deixando de lado compromissos e responsabilidades pessoais. Não é à toa que vários jovens reprovam tanto nas escolas, como nas universidades pelo fato de terem trocado o tempo de estudo pelo jogo. O uso de games como válvula de escape devido à dificuldade de interação social também contribui com a ampliação do problema. Muitas pessoas, principalmente adolescentes, tendem ao isolamento quando são tímidas ou sofrem exclusão de grupos formados tipicamente nessa fase da vida. Desse modo, os games são utilizados como suprimento do déficit das relações interpessoais, ganhando a maior parte do tempo dos apelidados antissociais e nerds. Lamentavelmente, muitas vezes, é nesse meio que surge a obsessão pelos games e a sua configuração como distúrbio mental. Assim sendo, é indispensável a adoção de medidas capazes de amenizar o vício em games. Posto isso, cabe aos jovens, juntamente aos familiares, controlar o tempo dedicado aos jogos, por meio da elaboração de tabelas com hábitos, a fim de definir um equilíbrio entre os games e as responsabilidades pessoais. Ademais, compete aos institutos de ensino – escola e universidades – promover grupos de interação entre jovens, mediante a promoção de reuniões diárias de conversas e debates, com o intuito de incluir todos socialmente, evitando que jovens se isolem no mundo dos games.