Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: O vício em games como distúrbio mental e suas implicações

Redação enviada em 20/02/2018

Lançada em 2015, a série de ficção científica "Black Mirror" dedica-se a apresentar ao telespectador a ameaça que o rápido avanço da tecnologia representa à integridade física e social da humanidade. Em um dos episódios, a personagem principal vê-se incapaz de reconhecer os limites entre os jogos eletrônicos e sua vida real. com fito de evitar a concretização desse cenário, cabe a reflexão a respeito das causas do recente aumento no número de indivíduos viciados em jogos eletrônicos. Inicialmente, cabe ressaltar que, na sociedade contemporânea, a humanidade passou a ter acesso facilitado a uma infinidade de novas tecnologias, sem a devida instrução de como usá-las adequadamente. Após a vitória do sistema capitalista ao final da guerra fria, ocorreu a expansão da indústria de alta tecnologia, que trouxe como consequência uma maior acessibilidade desse tipo de produto ao consumidor. Entretanto, a sociedade contemporânea ainda não se encontra devidamente instruída a respeito dos malefícios que o uso demasiado que tais tecnologias causam no indivíduo, haja vista o índice cada vez maior de viciados em jogos eletrônicos, segundo pesquisa divulgada em 2012 pelo jornal O Globo. Ademais, o enfraquecimento das relações sociais tem provocado a retração social do indivíduo na pós-modernidade. De acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, predomina em nossa época o fenômeno das "relações sociais líquidas", caracterizado pela fluidez dos vínculos afetivos entre os indivíduo e as instituições e entre os indivíduos entre si. Disso decorre que, carentes de vínculos afetivos reais, os indivíduos têm passado a dedicar mais tempo aos simulacros socias, a exemplo dos jogos eletrônicos. Portando, a fim de solucionar esse impasse, é necessário que medidas sejam tomadas. Ao Ministério da Educação, cabe o fomento de palestras e debates em escolas, a fim de instruir alunos e familiares a respeito do uso equilibrado das novas tecnologias. À mídia, por sua vez, cabe a divulgação de peças publicitárias, nas redes sociais, que incentivem os indivíduos a restabeler vínculos afetivos reais. Assim sendo, a ausência de limites entre os mundos real e virtual continuará sendo apenas uma peça de ficção.