Título da redação:

Geração eletrônica

Tema de redação: O vício em games como distúrbio mental e suas implicações

Redação enviada em 07/03/2018

Muito se tem discutido, hodiernamente, acerca da utilização exacerbada de jogos de videogame. Além do seu papel de passatempo, muitos desses jogos auxiliam no desenvolvimento do intelecto do indivíduo. Porém, seu uso frequente ou persistente pode ser sinal do “distúrbio de games”, condição incluída na 11• Classificação Internacional de Doenças (CID). Logo, urgem medidas que visem equilibrar o hábito de jogar, de forma a evitar o distúrbio mental. De fato, a relação indivíduo-tecnologia diz respeito às criações desenvolvidas pela sociedade, assim como a interferência e o auxílio tecnológico nas dinâmicas sociais. É notório que o uso de jogos de videogame tornou-se comum no século XXI. Segundo um estudo recente da Universidade De Oxford, alguns jogos têm sido utilizados de forma a apoiar atividades como tarefas de casa, auxiliando no desenvolvimento do intelecto estudantil. Contudo, sua utilização indiscriminada e constante pode causar diversos efeitos negativos, como o “distúrbio de games”. Nessa condição o indivíduo joga por tempo indeterminado, trocando aulas, trabalho, esportes e refeições pelo vício. Nesse contexto, sabe-se que o uso exacerbado de videogames afeta tanto o físico, quanto o psicológico do jogador. O indivíduo viciado tende substituir hábitos saudáveis, como a prática de esportes, por jogos, podendo ficar sedentário e até com baixa imunidade. Ademais, a influência causada por essa tecnologia pode levar a tragédias. O fanatismo por jogos violentos de tiro, por exemplo, é apontado como um dos maiores gatilhos para o acontecimento de chacinas por jovens. Um dos casos mais célebres foi o massacre de Columbine, nos Estados Unidos, no qual dois garotos armados com submetralhadoras e bombas caseiras mataram doze companheiros de escola antes de cometerem suicídio. Portanto, com o fito de auxiliar na melhor utilização de jogos de videogame para a sociedade, cabe aos familiares e aos centros formadores de opinião, a criação de palestras e propagandas. Nelas deverão conter informações sobre como utilizar a tecnologia de forma favorável ao conhecimento, além de como evitar distúrbios e transtornos relacionados a sua utilização demasiada e ao fanatismo. Outrossim, cabe aos governantes o investimento em tratamentos para os possuidores do “distúrbio de games” e outras condições psicológicas relacionas a esses tipos de jogos. O uso adequado de jogos de videogame representa a tomada de consciência de uma sociedade, demonstrando o conhecimento e o exercício assumidos pelo indivíduo em relação aos seus direitos e deveres como ser social.