Título da redação:

Game Over

Tema de redação: O vício em games como distúrbio mental e suas implicações

Redação enviada em 18/09/2018

Leila é a personagem principal da série "Kiss Me First", ela é viciada em um jogo de realidade virtual online, no qual pessoas do mundo todo se encontram para matar uns aos outros. Leila tem sérios problemas emocionais e usa o jogo com uma válvula de escape para suas frustrações. No entanto, sua vida piora ainda mais. Fora das telas, infelizmente, existem milhares de pessoas como Leila, que se sentem excluídas pela família e pela sociedade. Logo, usam os jogos como um meio para obter felicidade. Durante a corrida armamentista na Guerra Fria, inventou-se a internet, a partir de então as relações sociais se tornaram cada vez mais digitalizadas. Atualmente, os jogos online são as novos meios de distração e interação social, principalmente para o público jovem. Porém, apesar de serem meios de lazer, é necessário usá-los com moderação. Pois, segundo a OMS o vício em jogos é considerado um distúrbio mental e leva o indivíduo a perder e interesse em necessidades como trabalho, higiene, atividades físicas e alimentação. É importante ressaltar que a falta de oportunidade pode influenciar na jogatina compulsiva, pois o desemprego e a concorrência das universidades geram instabilidade emocional, assim os que não conseguem adentrar no mercado de trabalho ou na faculdade descontam suas insatisfações em jogos, correndo o risco de desenvolverem transtornos mentais. Além disso, a vulnerabilidade em que essas pessoas se encontram serve como porta de entrada à outras práticas, como a ingestão de substâncias ilícitas ou cometer suicídio. A tecnologia, apesar de seus inúmeros recursos, pode causar dependência psicológica. Portanto, cabe à família apoiar emocionalmente, assim como fiscalizar o tempo gasto nos jogos. É interessante também propor acordos de troca, nos quais o jogo é usado como recompensa pela realização de tarefas escolares e domésticas. Cabe ao Estado melhorar o sistema universitário e econômico, gerando mais oportunidades e integrando mais pessoas. Destarte, a saúde mental de milhares de jovens será preservada e o “game over” ficará apenas nos jogos.