Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 11/04/2018

No hábito contemporâneo, o uso da tecnologia está cada vez mais presente na rotina da sociedade, visto que é sempre utilizada para afazeres tais como no ambiente de trabalho e familiar. Porém, o uso de aparelhos como o celular em instituições de ensino faz-se cada vez mais presente, possibilitando a dificuldade no aprendizado de muitos. Em virtude disso, é necessário que uma análise da situação seja feita para que haja uma conclusão definitiva sobre o limite do uso do aparelho móvel. Apesar da alienação e comunicação proporcionada pelo celular, a ferramenta pode ser vista por alguns educadores como fonte de distração, além de comprometer o lugar do professor em algumas ocasiões. Logo, é notório que o uso de aparelhos tecnológicos pode ser aproveitado de maneira correta para absorção da atenção dos estudantes à educação distribuída pelas escolas. Com isso, o celular possui diversos aplicativos que podem ser bem utilizados, como a calculadora e o mapa, além de outros eficientes para o desempenho escolar, assim os programas sociais bem como Whatsapp e Facebook,onde é possível ocorrer debates eficazes e com maior possibilidade,o qual poderia ser feito em aulas, no entanto o desinteresse do colegial em relação a isso é amplo. Contudo, o conselho educacional não possui uma base para saber quando será ou não possível o aproveitamento do telefone móvel para bom proveito em relação à aprendizagem. Ainda assim, o uso excessivo das redes sociais faz com que o vício desenvolva-se cada vez mais na vida do jovem, fazendo com que esse tenha grande probabilidade de adquirir estresse e/ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) devido ao hábito de manter o foco em diferentes posicionamentos. Portanto, tendo em vista os aspectos observados, deve ser levado em conta os benefícios do uso tecnológico em recintos educacionais para uma favorável interação entre educador e educando. Por isso, é fundamental que o Ministério da Educação (MEC) deve conceder ao Conselho Nacional da Educação(CNE) estruturas informantes sobre a maneira certa da utilização do celular em colégios, bem como na ajuda para pesquisas e experimentos, por meio de palestras para os profissionais da área pedagógica contendo informações necessárias sobre o costume na web para que a tecnologia passe a ser aliado da educação. Ademais, tende a ser necessário, um posicionamento da família em relação à dependência em mídias sociais por meio do controle quanto ao exagero do hábito e a observação da influência no qual é exercida sobre o indivíduo, logo ocorrendo a contribuição para o melhor desenvolvimento de uma geração educada porém controlada.