Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 16/09/2016

A charge feita por um artista do Reino Unido,Penwill,traz à população ,a questão da utilização exacerbada das tecnologias em sala de aula.Na charge ,aparecem um professor em uma tela de computador e os alunos ,que são todos aparelhos de celular .Seguindo o raciocínio crítico do chargista ,cabe ressaltar que ,em um contexto repleto de tecnologias móveis ,a inclusão dos aparelhos tecnológicos no dia a dia do ambiente escolar não é viável por prejudicar a aprendizagem dos jovens. O principal motivo pelo qual se deve descartar a possibilidade de uso das tecnologias em sala de aula é que elas são ótimos agentes ditratores.A alta gama de possibilidades que os jovens encontram nos computadores portáteis é responsável por despertar a atenção dos jovens,principalmente ,porque estes não conseguem prestar atenção no celular e no professor ao mesmo tempo.Ainda ,segundo uma reportagem do site Terra ,os jovens ,por não conseguirem manter a atenção em diferentes focos simultaneamente ,podem ,quando estão nessa situação ,frequentemente desenvolver transtornos de déficit de atenção . Outrossim ,além de desviar a atenção dos jovens ,a utilização destes meios tecnológicos nas escolas diminui o aprendizado.De acordo com um estudo da OCDE(Organização e Cooperação para o Desenvolvimento Econômico),os países asiáticos ,que pouco utilizam as tecnologias no ambiente escolar ,ao contrário da Austrália,uma das líderes em uso tecnológico na sala,apresentam índices de aprendizagem muito superiores àqueles países que utilizam as tecnologias.Esse decréscimo da aprendizagem quando se usa a tecnologia ocorre porque essas não exige muito raciocínio por parte de seus usuário.Se um jovem,por exemplo,usar a tecnologia para realizar uma pesquisa ,ao invés de folhar um livro podendo descobrir outros conhecimentos no percurso da busca ,receberá ,imediatamente,a pesquisa pronta . Em vista do exposto,nota-se que é evidente que as tecnologias em sala de aula tornam-se um empecilho na aprendizagem dos alunos por não exigirem muito raciocínio no seu uso e por serem excelentes distratores.Cabe,portanto ,reduzir o uso das tecnologias em sala de aula as utilizando apenas quando necessário.Por isso ,incumbe as escolas educarem os jovens da geração conectada ,desde cedo ,para estes não usarem as tecnologias quando estão em aula,por meio de atividades que não utilizem os meios tecnológicos ,ou por meio de palestras e discussões sobre o assunto.As famílias devem auxiliar as escolas no combate às tecnologias em aula reintegrando aos jovens o quão ruim para a aprendizagem são as tecnologias e promovendo jogos e brincadeiras que desenvolvam o raciocínio em detrimento das diversões cibernéticas.Por fim ,incumbe aos próprios jovens ,largar um pouco do celular e prestar atenção na aula ,para aprender mais ,além de ser uma forma de respeito ao professor que está a sua frente tentando os tirar da ignorância que as tecnologias os colocaram.Quem sabe assim,com essas mudanças o contexto criado pelo chargista britânico permaneça apenas em meio ao seus rabiscos irônicos.