Título da redação:

Reação em mesma direção e sentido

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 26/03/2018

A partir das chamadas “revoluções técnico-científicas”, com início no século XVIII, percebe-se a ascendência da globalização, com efeito, a troca de informações de modo instantâneo. Nesse contexto, o uso de celulares em sala de aula surge como reflexo do crescente desenvolvimento tecnológico e desempenha papel fundamental no aprendizado dos indivíduos. Sendo assim, convém analisar, mediante leis newtonianas, os aspectos positivos do uso dessa ferramenta. Segundo o físico Isaac Newton, toda ação gera uma reação de igual intensidade e sentido oposto. Sob tal ótica, é possível perceber que a proibição do uso de smartphones dentro da sala de aula provoca, nos discentes, uma discordância, o que caracteriza a reação, uma vez que esses tendem a violar as regras prescritas pela direção da escola. Dessa forma, é inegável que a geração contemporânea já nasceu em uma conjuntura conectada, onde a troca de informações opera como uma normalidade. Destarte, cabe às escolas a adequação ao cenário hodierno. Vale ressaltar os vários benefícios que o uso dos aparelhos celulares em sala de aula pode trazer. Nesse viés, os profissionais da educação têm a possibilidade de criar grupos de Whatsapp com cada turma, a fim de promoverem monitorias online no contraturno. Além disso, a execução de atividades que envolvam pesquisa é facilitada com o auxílio do celular. Dessa forma, os discentes podem tirar dúvidas pertinentes aos assuntos abordados em aula, bem como realizarem pesquisas com o direcionamento do professor. Infere-se, portanto, que o uso de celulares em sala de aula funciona como uma ferramenta de aprendizagem, desde que haja restrições. Nesse sentido, é imprescindível que o Governo Federal disponibilize o acesso à internet nas escolas, com o cadastro dos sites permitidos para busca online, a fim de evitar distrações, no que tange aos estudantes. Aliado à esfera pública, o corpo docente das instituições escolares deve atuar na promoção de palestras de conscientização quanto ao uso correto do celular, de modo a punir, por meio de advertências, aqueles que violarem as regras. Só assim, evitar-se-á a reação negativa dos discentes, e caminhar-se-á para a melhoria do aprendizado no Brasil.