Título da redação:

Por um celular aliado

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 27/07/2016

Após o processo da 2ª Revolução Industrial a tecnologia passou a ter uma enorme relevância na vida cotidiana. Atualmente na era da informação os celulares se tornaram uma extensão do nosso corpo, indispensáveis em qualquer momento do dia. Quanto ao fato escolar a discussão toma outro rumo pois a tecnologia ajuda a conduta interdisciplinar, facilitando e abrindo novas discussões, porém o aparelho ainda é visto em muitos casos como um objeto de distração assim podendo levar a um baixo rendimento acadêmico. É Inevitável que o uso da tecnologia facilita qualquer ocupação profissional. Nas salas de aula o uso do aparelho celular pode levar à abordagens sobre temas atuais de maneira mais dinâmica e atrativa para os estudantes. A atração causada pelo aparelho deve ser usada a favor da educação, a criação de jogos educacionais como o Geekie Games do MEC junto com o programa da Hora do ENEM, leva uma forma diferenciada de aprendizado e realizações de questões tanto dentro quanto fora da sala de aula, usando a tecnologia a favor da educação. Porém, a juventude ainda vê o celular como um objeto de distração. O uso indevido do aparelho já foi alvo de debates, até mesmo na crianção de projetos de leis, onde chegam a proibir o uso em sala de aula. A tentação de manter-se conectado em redes sociais, prejudica o aprendizado dos estudantes que em muitos momentos dividem sua atenção entre professores e celulares, sem conseguir se empenhar bem em nenhuma das duas funções. Torna-se claro, portanto, que o uso de aparelhos celulares em salas de aula tem um potencial educacional muito grande que não é aproveitado pelas instituições de ensino que tornam o celular, nas escolas, como unicamente forma de distração. O governo junto com a escola deve investir na tecnologia como forma educacional criando aplicativos que levem o interesse do aluno ao aprendizado através do celular. Já as instituições que fabricam os aparelhos deveriam aplicar um mecanismo no celular para auxiliar isso como uma função de uso escolar no qual desativaria-se qualquer notificação de redes sociais e outras possíveis distrações tornando a tecnologia uma aliada para a educação.