Título da redação:

Parceria professor-aluno no ambiente escolar

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 22/09/2016

É consenso que nos dias de hoje o celular está impregnado no âmbito escolar. Saber usar o aparelho em consonância com a sala de aula, é um desafio a ser vencido. Entre tantos motivos relevantes, temos: o uso desregulado na sala de estudo e a forma incorreta de aliar o Smartphone ao auxílio do aluno. Sabe-se que nos dias atuais somos bombardeados com diversas fontes de informação. E a que mais atinge o jovem educando é a virtual. Um exemplo é o uso desregulado do aparelho telefônico sobre os aplicativos de mensagem, tais como: Facebook e WhatsApp, que se usados no momento importuno, podem prejudicar a assimilação do conteúdo a ser estudado, afetando posteriormente seu rendimento escolar. Além disso, grande parte dos alunos não sabem como associar o apetrecho tecnológico ao ambiente de estudo, pois devido a falta de interesse na aula, desvia seu foco para fazer o que é de sua conveniência. Fugindo assim, do meio educacional para o meio virtual, o qual é composto de várias outras coisas irrelevantes se comparado ao que faz naquele instante. Desse modo, é necessário fazer uso de medidas que visem, não coibir o uso do aparelho, mas regulá-lo em harmonia com o estudo. Fazendo-se fundamental o papel do educador, para mediar regras entre educando e docente. Contribuindo assim para a melhora do espaço escolar e aprendizagem.