Título da redação:

Os smartphones podem contribuir se usados de forma correta

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 23/07/2016

A evolução da tecnologia traz novos desafios para os professores, e o principal deles é lidar com o uso abusivo dos smartphones nas salas de aula. Já que, hoje os celulares e tablets estão cada vez mais modernos, com diversas funcionalidades e um poder de interatividade e engajamento muito grande dos aplicativos. E isso pode causar consequências, uma vez que tem dispersado muitos alunos devido ao uso indevido e a conectividade com as redes sociais. Nesse sentido, a primeira iniciativa tomada pelas escolas e professores é a proibição dos aparelhos no ambiente escolar, pois grande parte desses alunos sempre estão conectados no facebook, whatsapp, twitter e entre outras redes sociais. Fato que gera distração, prejudicando o desempenho nas atividades e o aprendizado. Além de que essa medida tomada pela diretoria gera desconforto entre os estudantes. Entretanto, alguns professores compreendem as dificuldades de trabalhar em sala de aula somente com o método tradicional, que para a geração atual já não é o suficiente ensinar somente por meio da lousa e livros didáticos, por não garantir atenção necessária e compromisso com os estudos. No Brasil, existe um senso comum de que a tecnologia em sala de aula é inimiga da educação, um debate que é gerado normalmente por aqueles que não estão preparados e atualizados para aplicar medidas inovadoras. Contudo, há de se debater as formas de introdução no ambiente de aprendizado escolar, visto que existem algumas possibilidades de utilizar os smartphones de maneira pedagógica dentro das instituições de ensino. Os aparelhos podem ser usados para manter a atenção dos alunos e também para torna-lo protagonista na construção do conhecimento, posto que seus recursos são diversos. Um exemplo para tal é o uso de gravadores de voz e a câmera, que podem ser aplicados em trabalhos que envolvam a discussão e análise de temas da atualidade e ainda a internet que pode auxiliar por meio de reportagens jornalísticas. No entanto, não devem substituir os meios tradicionais como os livros e anotações individuais. Sendo assim, chega o momento que é preciso promover um avanço no ensino pedagógico, alinhando os recursos didáticos à realidade dos alunos. Portanto, é necessário que o Estado oriente essas escolas para que sejam capazes de adequar o ensino ao uso da tecnologia nas salas de aula, para que adotem uma postura e política interna de controle para o uso desses dispositivos,deixando claro aos estudantes de que esses recursos serão utilizados somente para fins educacionais, evitando o uso inapropriado nas salas de ensino.