Título da redação:

O uso de celular na sala de aula

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 02/08/2016

O smartphone é uma tecnologia que está presente no cotidiano das pessoas e é muito utilizado principalmente pelos adolescentes que, muitas vezes, não conseguem se distanciar do aparelho nem mesmo no horário de aula. Este uso indiscriminado é prejudicial aos estudos porque a atenção fica dividida e provoca distração do aluno que não apreende o que está sendo ensinado. Em alguns estados brasileiros como por exemplo Rio de Janeiro e São Paulo, o uso de celular em sala de aula é proibido. Entretanto, alguns educadores defendem a ideia de introduzir a tecnologia para que ela possa interagir com o aprendizado desde que o uso seja consciente e limitado. O avanço tecnológico é inevitável e as escolas modernas convivem com este novo desafio. O aparelho de celular hoje tem diversas finalidades e pode até mesmo substituir a televisão, o rádio , a calculadora e os computadores . Nele podemos acessar nossa conta bancária, nosso email e naturalmente, todas as funções de um telefone e por todos estes motivos, é difícil para os professores tê-los como concorrentes. Portanto, a pedagogia deve procurar um modo de interação das novas tecnologias dentro da sala de aula para que possam ser utilizadas em paralelo para a melhoria do ensino. Os alunos devem ser informados das regras a serem seguidas e devem saber a hora certa de acionar os conteúdos disponibilizados para fins educativos e assim, o professor terá um aliado e não um concorrente.