Título da redação:

O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 29/09/2016

Na sétima temporada do seriado médico Grey's Anatomy, a cirurgiã geral, Dra. Miranda Bayle, utiliza o celular como forma de ensino em suas cirurgias. A cirurgiã comenta em sua rede social sobre os procedimentos cirúrgicos que estão sendo feitos e dá espaço para os internautas tirarem suas dúvidas. Diferente da ficção, hoje em dia celular passar a ser um aparelho prejudicial, principalmente nas salas de aula onde o uso passou a ser rotineiro, sendo necessário tomar medidas que resolvam definitivamente o impasse. Contra à crença de que os jovens são multitarefas, o pesquisador André Palmini afirma que há uma perda de qualidade atencional quando o cérebro divide a atenção em mais de uma tarefa. Mesmo recebendo queixas da escola e vendo pesquisas afirmando sobre o uso prejudicial do celular em sala de aula, os alunos persistem com o hábito de utilizar o pequeno aparelho eletrônico no ambiente de estudo. Embora pesquisas afirmem que o uso do celular seja prejudicial a atenção na sala de aula, o aparelho pode ser, ao mesmo tempo, um dispositivo de uso auxiliar para alunos e professores se utilizado de maneira responsável. Pesquisas na web sobre o tema abordado na aula, grupos da classe no Whatsapp para compartilhar duvidas de exercícios e temas, vínculo maior da turma e fortalecendo a ideia de expôr suas opiniões sobre os assuntos são coisas que contribuem para o aprendizado. Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Em parceria com a Receita Federal, o governo deve investir uma porcentagem dos impostos arrecadados na divulgação de aplicativos de celular que prendam a atenção dos alunos na aula, onde os estudantes respondem virtualmente perguntas do tema elaboradas pelo professor, como é o caso do aplicativo Socrative. De acordo com Immanuel Kant, o ser humano é tudo aquilo que a educação faz dele. Assim sendo, o MEC instituirá nas escolas, palestras ministradas por psicólogos que dialoguem sobre os problemas do uso inadequado do celular em sala de aula, tendo como objetivo, conscientizar e prevenir os estudantes de futuros problemas neurológicos.