Título da redação:

O uso da tecnologia na sala de aula

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 30/07/2016

O uso de celulares em sala de aula ,é um assunto bastante discutido atualmente. Consultar o celular para mandar mensagens e entrar nas redes sociais no momento em que o professor está dando aula virou um hábito comum para os estudantes .Tendo em vista que a utilização de celulares em sala de aula atrapalha no rendimento ,na aprendizagem ,e na qualidade da aula, é importante medidas que ajudem a solucionar esse problema. Conseguir a atenção dos alunos na hora da aula vem sendo uma tarefa bastante difícil para os professores .Na maior parte do horário letivo os alunos acham mais interessante passar o momento da aula consultando as redes sociais do que prestar atenção na explicação do professor .Ter vários focos de atenção não é vantajoso para o aluno na hora da aula pelo contrário ,pode causar estresse e levar a um transtorno de déficit de atenção. É importante lembrar que utilizar aparelhos eletrônicos em momentos que requer concentração não é aconselhável ,pois faz com que o aluno fique disperso não mantendo foco no que é mais importante prejudicando na qualidade do seu ensino e no seu rendimento nas provas ..Por serem acostumados a usarem aparelhos eletrônicos na maioria dos lugares que frequentam os alunos acabaram por banalizarem o uso do aparelho . Para solucionar esse problema , é essencial que cada professor defina suas regras e faça acordos com os seus alunos ,pois tendo um consenso os problemas são facilmente resolvidos ,não comprometendo a qualidade da aula e o desempenho do aluno .Outra medida importante , é trazer temas que chamem a atenção dos alunos e também com o qual eles se identifiquem como por exemplo o compartilhamento de assuntos que foram discutidos na internet . Colocando as devidas medidas em prática ,a relação entre o professor e o aluno na horário letivo seria melhor ,e o uso da tecnologia não atrapalharia na qualidade da aula, nem no desempenho do aluno na sua vida acadêmica .