Título da redação:

O progresso na educação

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 30/08/2016

Na atual conjuntura do Brasil, percebe-se que há um impasse na educação brasileira sobre o uso de celular em sala de aula. Esse uso pode ser considerado errado por muitos educadores, mas para outros é um novo método de aprendizagem e estimula o jovem em sala de aula. Estão surgindo cada vez mais aplicativos no ramo educacional, que ensinam matérias desde inglês á matemática. Um exemplo é a plataforma Duolingo, que ensina através de um jogo prático e fácil, e que já é usado por muitos professores em sala de aula. Há também outros aplicativo que ensinam matemática desde a tabuada até as formulas do Ensino Médio. O aprendizado conectado com toda essa tecnologia estimula o jovem, que muitas vezes perde o interesse nas aulas por considera-las algo chato e repetitivo. Muitos professores reclamam do uso do celular em sala de aula, mas podem usar esse aparelho à seu favor e criar exercícios que envolvam o uso dos celulares e prendam a atenção dos alunos. Tendo em vista os aspectos observados, leva-se a pensar que o uso do celular em sala de aula pode ser um grande aliado do professor, para fazer o aluno aprender a matéria ensinada. Sendo assim, programas de capacitação de professores devem ensinar os mesmos sobre como inserir aplicativos educacionais em sala de aula, para que assim, a educação no país acompanhe as novas tecnologias.