Título da redação:

O fato social

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 22/07/2016

O advento de tecnologias que auxiliem o processo de aprendizagem sempre foi palco de discussões no Brasil. Como ocorreu com a calculadora, que hoje faz parte do dia-a-dia de qualquer estudante, o celular, na ultima década, esta se mostrando mais uma tecnologia para o uso nas escolas, porem, diferentemente da calculadora, seu aparato funcional o torna muito mais do que uma ferramenta, que no contexto de sala de aula se torna uma distração, desqualificando-o e afetando de forma negativa tanto o professor, quanto o aluno. Deve se destacar a intensa inserção do celular na sociedade como grande impulsionador do seu uso nas calasses de aula, já que, segundo pesquisas, mais 50 por cento dos estudantes não se desconectam da internet.Segundo Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que o uso do celular nas escolas pode ser encaixado na teoria do sociólogo, uma vez que, se uma criança, de qualquer classe social, vive em uma família ou escola com esse comportamento, tende a adotá-lo também por conta da vivência em grupo. Assim, o habito de usar o celular durante as aulas se torna comum, agravando o problema educacional no Brasil. Outrosssim, o entendimento de celular como fonte de distração já foi debatido no Senado e com os mais variados especialistas, já que existem leis que proíbem o uso de celulares durante as aulas na educação básica. De maneira análoga, é visível que os estudantes continuam usufruindo do celular durante as aulas, desrespeitando a autoridade do professor, além de normas e leis da escola, demonstrando uma falta de controle dos familiares e ate mesmo das escolas que diante de algumas medidas, são por vezes questionadas. Entende se, portanto, que o uso dos celulares nas salas de aula e uma distração motivada por um fraco amparo de leis e pelo habito adquirido pelos estudantes de usá-los o intensamente. A fim de resolver o problema, o Estado deve implementar novas leis de apoio as escolas e professores para controle, além de em conjunto com as escolas administrar formas de conscientizar os alunos desse problema. Além disso, cabe aos familiares instruir e controlar o uso dos celulares na escola e em casa, se possível, não levá-los a escola. Dessa forma esse fato social será gradativamente reduzido no Brasil, resultando em um melhor aproveitamento da educação.