Título da redação:

O celular como ferramenta de aprendizagem

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 29/07/2016

Com a grande presença da tecnologia para uso pessoal (“notebooks”, “tablets”, “smartphones”) nos dias atuais, é preocupante o predomínio desta em ambientes como a sala de aula. Nessa situação, destaca-se o celular, já que é pequeno e a maioria dos jovens, inclusive parte das crianças, já tem um em mãos. Desde os alunos mais novos do fundamental até os universitários já fazem o uso do celular na sala de aula. Os aparelhos oferecem muitas possibilidades, principalmente pesquisas rápidas e precisas. Mas, para que o uso seja permitido, os alunos têm que usufruir das vantagens da melhor maneira possível. Consequentemente, isso não se aplica na maioria das escolas, já que os estudantes se distraem facilmente, principalmente com as redes sociais. Mas, ainda que seja proibido, o uso do celular se vê constante por baixo das carteiras e dentro dos bolsos dos estudantes. Por isso o celular ainda é visto como um vilão nas salas de aula, que prejudica o aprendizado e forma cidadãos alienados. Para que os jovens possam utilizar os celulares como ferramenta de aprendizagem, é preciso que sejam educados desde o início sobre o uso consciente dos aparelhos. Portanto, reservar um tempo no ensino fundamental para orientações com esse fim é essencial. Outra estratégia que pode ser utilizada é criar aplicativos e sites específicos da instituição de ensino, com fácil acesso a tudo o que os estudantes precisam, para que seja utilizado durante as aulas. Dessa maneira, formam-se cidadãos sabedores do uso adequado do aparelho celular.