Título da redação:

Modelo escolar brasileiro: de espartano a inovador.

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 27/08/2016

A educação brasileira é pautada no modelo escolar espartano, por isso, para muitos, assume caráter desinteressante e ultrapassado. A tecnologia, por sua vez, sempre se renova, e cativa a muitos pela sua versatilidade e utilidade; então, poderia ela ser utilizada na atualização do modelo escolar brasileiro? Para muitos, a aliança entre inovações tecnológicas e instituições de ensino, é algo incogitável. Isso se dá, pois tais aparatos, se utilizados de maneira errada, poderão servir de distração, e por conseguinte atrapalhar o rendimento escolar do aluno. Em contrapartida, se a tecnologia for utilizada de maneira ordenada, o desempenho dos estudantes pode melhorar exponencialmente. Isso aconteceria pois a geração atual vive num mundo tecnológico. Logo, fazer uso de objetos como celulares e tablets em sala de aula, chamaria a atenção dos alunos, pois tornaria as aulas mais dinâmicas e interessantes, especialmente para aqueles que nasceram durante a terceira revolução industrial. É preciso que o modelo educacional brasileiro seja revolucionado, pois claramente não combina com o século XXI. Uma das medidas essenciais para que essa mudança ocorra é a inserção de recursos tecnológicos na realidade escolar. O governo brasileiro precisa dedicar mais verba para a informatização da educação, através da disponibilização de tablets e microcomputadores para a utilização dos alunos da rede pública de ensino, ao menos em suas salas de aula. E para que tais aparatos não sejam objetos de distração e sim de aprendizagem, precisam ser formatados para que somente sites educativos ou permitidos pela instituição sejam acessados. É necessária também a criação de leis para legitimizar o compromisso com a inovação educacional por parte do poder legistativo juntamente com instituições de ensino públicas e privadas; além da capacitação dos profissionais da educação para que saibam lidar com tais mudanças. Não obstante, a criação de aplicativos com conteúdos interativos, educativos e gratuitos para todos os alunos é algo imprescindível para que em todos os lugares eles tenham acesso à educação. É preciso usar todas as armas disponíveis para mudar a realidade da educação brasileira, e a tecnologia, sem dúvidas, é uma delas.