Título da redação:

Influenciar e usar da maneira correta.

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 26/07/2016

Relativo ao uso de celular em sala de aula, é possível se destacar tantos aspectos positivos quanto negativos. Por um lado os alunos podem usar o aparelho para realizar pesquisas; por outro, o aparelho pode trazer alguns problemas, como o deficit de atenção. Atualmente o celular não só é usado para conversar, seja por ligações ou por redes sociais, como também é usado para pesquisas em sala de aula, no qual o professor pode usar a seu favor. No passado era necessário vários livros para que os alunos lessem e pudessem participar das aulas, deixando assim muitos alunos de lado por não terem acesso aos livros, porém, hoje com a ajuda de seus aparelhos eletrônicos é possível baixar livros em PDF ou até mesmo ler online, fazendo assim com que todos os alunos possam trabalhar e estudar quando quiserem. Segundo pesquisas de psicopedagogas o aluno deseja ter atenção no professor e em seu aparelho; pelo fato de que ninguém consegue ter vários focos ao mesmo tempo e usar várias zonas de seu cérebro acaba provocando deficit de atenção. É notório que o celular pode sim ser a favor dos docentes, desde que eles saibam como influenciar os alunos a usarem em tempo certo e ter atenção na aula como necessário, dar atividades em que os alunos precisem usar o aparelho pode ajudar o professor a explicar, pois estarão fazendo algo que gostam e aprendendo a matéria que precisam.