Título da redação:

Geração Smartphone

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 13/08/2016

É notório que os avanços tecnológicos estão se tornando cada vez mais acentuados no decorrer do tempo, modificando as relações na sociedade. O uso de Smartphone e o acesso a internet através desses aparelhos cresceram gradativamente nos últimos anos, passando de 21% em 2012 para mais de 50% em 2016. Esse elevado aumento trouxe consequências positivas como maiores formas de obter conhecimento e informação mas também, preocupações como diminuição da privacidade e uso excessivo atrapalhando o desempenho escolar de jovens e adolescentes, dentre outros. O uso de Smartphone na escola está cada vez mais intenso, levando as instituições a diversas discussões sobre como lidar com esse problema de uma forma benéfica para os alunos. Por um lado a introdução da tecnologia nas disciplinas pode vir acompanhada de benefícios como a permissão da aprendizagem a qualquer hora e o maior acesso a conteúdos e programas educativos, por outro lado é difícil, principalmente para os jovens, resistir a tentação da internet exclusivamente em relação as redes sociais que pode acabar atraindo o aluno mais do que a própria aula, tirando completamente o seu foco. Por se tratar de um mundo na palma das mãos, é valioso ressaltar a influência desses dispositivos no comportamento de quem é desprovido de um raciocínio crítico sobre o mundo a sua volta, ou seja, as crianças. Na maioria das vezes a curiosidade leva os pequenos a trocarem as brincadeiras coletivas pela ânsia de mexer no aparelho. Em longo prazo, se não tratado, isso pode levar o indivíduo a dependência e acarretar sérios problemas de saúde como o sedentarismo ou a obesidade e o isolamento social. Portanto, é necessário que as pessoas,instituições e o governo fiquem atentos aos avanços tecnológicos que vem ocorrendo e que irão ocorrer buscando adaptar favoravelmente seus efeitos a nossa realidade e minimizar os impactos desfavoráveis. Também é preciso uma cooperação entre órgãos públicos e as instituições de ensino mudando a didática escolar, adaptando ao uso de mais aplicativos educativos como caligrafia e tabuada em celular, dentre outros, incentivar os alunos ao mesmo e também, que as famílias de crianças, adolescentes e jovens imponham limites sobre o uso de aparelhos eletrônicos e os orientem a praticarem tarefas saudáveis como esporte e a terem uma alimentação equilibrada.