Título da redação:

Foco no aprendizado

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 25/07/2016

O celular criado no século XXI, foi inovação tecnológica que modificou inovando a forma de se comunicar, ao longo do tempo foi sendo aprimorado até possuir inúmeras funções, sendo indispensável nos dias de hoje. Em vista disso, sua presença tem sido frequente nos diversos ambientes, inclusive o escolar colocando o modelo de sistema educacional vigente em teste, ao ser analisado se este novo utensilio iria servir como ferramenta de aprendizagem ou distração. Atualmente, mesmo tendo grande importância para comunicação, este aparelho telefônico sendo utilizado no âmbito escolar causa perda na qualidade do aprendizado. Sendo a sala de aula vista como um ambiente acadêmico destinado ao processo de aprendizagem, o celular se torna algo a mais a ser destinado atenção. Mediante isto se torna mais um foco para o aluno, gerando estresse e a diminuição no rendimento, além disso, na classe ocorre como no trânsito, ambiente que já existe lei impedindo o uso do celular por causar distração. Ademais, o aluno ao precisar fazer escolhas onde destinará seu esforço e atenção irá pender para o lado do prazer. Haja vista, que o cérebro possui uma área que responde instantaneamente a escolhas, que por fim leva o individuo ao ato de maior lazer. Assim, o professor que estimular a união com a tecnologia para uma nova forma de ensino, de acordo com o modo aplicado poderá este não obter resultados positivos. Sendo que o estudante estará tendencioso a diminuir a aba ou fechar o aplicativo educativo para em seguida ingressar nas redes sociais. Portanto, mesmo o celular auxiliando a vida das pessoas em diversas atividades, este resulta em distração para os estudantes. Torna-se necessário realizar adaptações para tornar este utensilio um aliado a fim de evoluir a educação, estabelecendo horário para o seu uso na escola e durante a aula que seja apenas para fins educativos com orientação pedagógica. Para mais, as instituições de ensino coloquem aplicativos que realizem o bloqueio de sites além do solicitado pelo professor, formando posteriormente pessoas capazes de se dedicar corretamente a uma tarefa.